MMA divulga resultado da seleção de painéis para os Pavilhões Brasil na COP30

ONG News
31 de outubro de 2025
  • Geral
Compartilhe

Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) divulga nesta quinta-feira (25/09) o resultado da seleção de painéis de governos subnacionais, setor privado e sociedade civil que integrarão a programação dos Pavilhões Brasil na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). Essa é uma das maneiras de participação da sociedade na cúpula, que ocorre em Belém (PA) de 10 a 21 de novembro. 

As propostas foram analisadas pelo Comitê Técnico responsável pelos Pavilhões do Brasil, formado pelo MMA, Ministério das Relações Exteriores (MRE), Presidência da COP30, Secretaria de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, Secretaria-Geral e Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, e Presidência da COP30. 

Os pavilhões reunirão a comunidade brasileira e internacional para diálogos sobre o enfrentamento à mudança do clima, os 30 objetivos estratégicos da Agenda de Ação, as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs, na sigla em inglês) e o Plano Clima. 

Na Zona Azul, os debates se concentrarão nas discussões voltadas à implementação da NDC do Brasil no âmbito do Acordo de Paris, em um contexto de cooperação internacional. 

Na Zona Verde, terão como foco temas relevantes para a sociedade brasileira no contexto doméstico, como a implementação do Plano Clima, que será o guia das ações de enfrentamento à crise climática do Brasil até 2035. 

Os eventos nos Pavilhões Brasil ocorrerão entre 10h e 19h, com duração máxima de 60 minutos. 

Propostas recebidas 

Das cerca de 1.270 propostas recebidas, 140 foram selecionadas na chamada coordenada pelo MMA. Em 2025, cada Pavilhão Brasil (Zona Azul e Zona Verde) contará com dois auditórios. 

Na COP28, em Dubai, foram submetidas 700 propostas; já na COP29, em Baku, foram 500. O volume de propostas para a COP30 representa aumento aproximado de 81% em relação a Dubai e 154% em relação a Baku. 

Para contemplar as diversas instituições interessadas, o comitê técnico organizador realizou fusões de propostas. Prevista desde o início, a medida seguiu os critérios divulgados na abertura do processo de seleção, em 8 de agosto de 2025.  

Os coordenadores de painéis receberão contato de representante do MMA solicitando a confirmação dos painelistas e do moderador, e envio de informações relacionadas, como minibiografia e foto para divulgação completa da programação dos pavilhões no site do MMA. 

Inscrições da Sociedade Civil 

O processo de inscrições da sociedade civil para os debates nos Pavilhões Brasil registrou propostas de elevado nível e qualidade. Com o resultado e objetivo de contemplar o maior número possível de iniciativas, outras propostas não selecionadas serão convidadas a integrar as atividades autogestionadas em salas da Zona Verde. A nova lista, com cerca de 80 painéis, será divulgada até 10 de outubro, quando as organizações contempladas deverão confirmar seu interesse em participar. 

Confira aqui o resultado da seleção.

Fonte: gov.br

Veja mais notícias sobre
newsletter
Fique por dentro de todas as notícias com o nosso resumo semanal.
Newsletter v2

Ao informar os meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Notícias relacionadas
O Portal Nossa Causa - uma iniciativa do Instituto Nossa Causa - é plataforma digital voltada para o desenvolvimento e fortalecimento do setor social, oferecendo conteúdos educativos, jornalísticos e estratégicos que informam, inspiram e mobilizam pessoas, organizações e causas. Essa iniciativa surge em resposta à necessidade de combater a desinformação e ampliar o acesso a conteúdos de qualidade sobre impacto social e terceiro setor.
Nas Redes
Fale Conosco

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001

newsletter
Fique por dentro de todas as notícias com o nosso resumo semanal.
Newsletter v2

Ao informar os meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

newsletter
Fique por dentro de todas as notícias com o nosso resumo semanal.
Newsletter v2

Ao informar os meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.