Dia de Doar 2025 reforça cultura de solidariedade em todo o país


No dia 2 de dezembro, alguns dos principais monumentos brasileiros receberão iluminação especial na cor laranja para celebrar o Dia de Doar (DDD), movimento global que busca fortalecer a cultura de doação e estimular ações solidárias em todo o país. Entre os destaques confirmados estão o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, a Estátua do Padre Cícero, no Ceará, e a B3 – Bolsa de Valores do Brasil, em São Paulo. A iniciativa é promovida pelo Instituto Phi e tem como objetivo ampliar o engajamento da sociedade com projetos sociais que transformam vidas.
A cor laranja, escolhida como símbolo da mobilização, representa empatia, positividade e o poder da generosidade, valores diretamente associados ao Dia de Doar. A ação será replicada em diversas regiões do país, com adesões confirmadas como o Buda Gigante de Ibiraçu (ES), os Arcos da Lapa, a Obra do Berço e o Instituto DARA (RJ), além do Instituto Cultural Oswaldo Stival, em Nova Veneza (GO). Em São Paulo, museus e espaços culturais, como o Museu Casa de Portinari, o Museu Felícia Leirner, o Museu Índia Vanuíre, o Museu das Culturas Indígenas e o coworking Civi-co, também estarão iluminados.
Em Mogi das Cruzes (SP), a mobilização envolverá pontos como o Sincomércio, a CDL, a Praça da Marisa e a Praça do Relógio, graças à articulação entre entidades locais como Sincomércio, CDL Mogi das Cruzes e Soulcial.
Segundo Luiza Serpa, fundadora e diretora executiva do Instituto Phi, a iniciativa evidencia como diferentes setores reconhecem o papel essencial da filantropia no país. Ela destaca que iluminar símbolos tão representativos amplia o alcance da mensagem e engaja novos públicos: “O Dia de Doar é um marco para fortalecer a cultura de doação no Brasil. A iluminação mostra que investir em projetos sociais é essencial para um país mais justo e próspero”.
O Dia de Doar integra o movimento global #GivingTuesday, criado em 2012 como contrapartida solidária à Black Friday e à Cyber Monday. No Brasil, a campanha ocorre desde 2013 e é liderada pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) em articulação com o Movimento por uma Cultura de Doação (MCD). A partir de 2026, o MCD assumirá oficialmente a liderança da mobilização nacional, enquanto a ABCR seguirá como parceira estratégica.
A data estimula que pessoas físicas, empresas e comunidades promovam ações de doação financeira, de bens, serviços ou tempo voluntário. No site oficial (diadedoar.org.br), estão disponíveis materiais, manuais e orientações para quem deseja participar ou organizar uma campanha própria.
Tanto a ABCR quanto o MCD reforçam que a continuidade do movimento depende da soma de esforços de toda a sociedade. Atualmente, o MCD reúne mais de 230 organizações e quase 400 pessoas comprometidas com a promoção da doação como valor cultural no Brasil.
(Redação ONG News)
Dia de Doar 2025 reforça cultura de solidariedade em todo o país
ONG arrecada brinquedos para crianças em tratamento oncológico
Espetáculo “Batalhas – Entre Lutas e Sonhos” ganha versão em pílula-poética
Decisão judicial mantém abate e agrava risco aos jumentos no país

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001