ONG intensifica ações contra trabalho infantil no carnaval

ONG News
16 de fevereiro de 2026
  • Geral
Compartilhe

O Instituto Ficar de Bem intensificou ações de abordagem social no Grande ABC diante do aumento do trabalho infantil durante o período de carnaval, fenômeno que mobiliza a rede de proteção social na região. Levantamento do Ministério Público do Trabalho aponta crescimento estimado de 38% na incidência dessa violação nos meses festivos, quando crianças e adolescentes passam a exercer atividades informais nas ruas.

Em parceria com as prefeituras de Santo André e São Bernardo do Campo, a organização atua na identificação de situações de risco e no encaminhamento de casos à rede de proteção. Durante o carnaval, é comum encontrar crianças e adolescentes vendendo produtos, carregando mercadorias ou atuando na coleta de recicláveis, expostos a jornadas prolongadas, calor intenso e ambientes inadequados.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reforçam a gravidade do cenário: em 2024, mais de 1,6 milhão de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos viviam em situação de trabalho infantil no Brasil.

O Instituto Ficar de Bem é responsável pela execução do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), que atua diretamente em ruas, praças, feiras e outros espaços públicos com indícios de violação de direitos. Segundo Amanda Rastelli, gerente de projetos da organização, o serviço identifica crianças e adolescentes em situação de risco, orienta famílias e promove encaminhamentos. “Além da abordagem, desenvolvemos ações de conscientização sobre os perigos do trabalho precoce, que muitas vezes é naturalizado em contextos de vulnerabilidade”, afirma.

Somente em 2025, o SEAS realizou 2.389 abordagens de crianças e adolescentes na região do ABC. De acordo com Amanda, o enfrentamento ao trabalho infantil depende também da participação da população. Em casos de suspeita ou confirmação de exploração, a orientação é acionar canais oficiais de denúncia, como o Disque 100 ou órgãos de segurança.

Para informações sobre como apoiar o projeto, acesse aqui.

(Redação ONG News)

Veja mais notícias sobre
newsletter
Fique por dentro de todas as notícias com o nosso resumo semanal.
Newsletter v2

Ao informar os meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Notícias relacionadas
O Portal Nossa Causa - uma iniciativa do Instituto Nossa Causa - é plataforma digital voltada para o desenvolvimento e fortalecimento do setor social, oferecendo conteúdos educativos, jornalísticos e estratégicos que informam, inspiram e mobilizam pessoas, organizações e causas. Essa iniciativa surge em resposta à necessidade de combater a desinformação e ampliar o acesso a conteúdos de qualidade sobre impacto social e terceiro setor.
Nas Redes
Fale Conosco

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001

newsletter
Fique por dentro de todas as notícias com o nosso resumo semanal.
Newsletter v2

Ao informar os meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

newsletter
Fique por dentro de todas as notícias com o nosso resumo semanal.
Newsletter v2

Ao informar os meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.