Edital seleciona 10 cidades para fortalecer políticas alimentares


Uma nova plataforma quer ampliar a presença da Tarifa Zero no debate eleitoral de 2026 e cobrar compromissos públicos de candidatos a deputado federal e senador. Lançada pela campanha Bancada da Tarifa Zero, a iniciativa permite que eleitores enviem mensagens diretamente às candidaturas pelo Instagram e acompanhem quais delas aderiram à proposta de defender o transporte público gratuito.
Disponível no site tarifazero.bonde.org, a ferramenta também permite que candidatos assinem a Carta pela Bancada da Tarifa Zero, assumindo publicamente o compromisso com a pauta. Organizações, coletivos e movimentos sociais podem integrar a mobilização.
A campanha pretende aproveitar o período eleitoral para ampliar a discussão sobre o financiamento do transporte público e reunir parlamentares dispostos a defender medidas relacionadas à gratuidade na próxima legislatura.
A iniciativa parte de uma discussão que já alcança mais de 150 cidades brasileiras, onde a Tarifa Zero está em funcionamento. Para além da gratuidade, o debate envolve mudanças no modelo de financiamento do transporte coletivo.
Uma nota técnica elaborada por pesquisadores do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), estimou que a implantação da Tarifa Zero poderia gerar R$ 3,89 em retorno econômico para cada R$ 1 investido pelo poder público. O estudo também aponta que os gastos com transporte público podem comprometer cerca de 19% da renda das famílias de baixa renda.
A pauta também chegou ao Congresso Nacional, com propostas que discutem a criação do Sistema Único de Mobilidade e novas formas de financiamento do transporte coletivo.
A plataforma integra a estratégia do BONDE, organização que atua há 15 anos com campanhas de mobilização social e incidência política. A proposta é aproximar a população dos espaços de decisão e transformar a participação digital em cobranças que continuem após as eleições.
“Durante as eleições, candidatos apresentam suas prioridades e pedem a confiança dos eleitores. A plataforma cria um caminho para fazer o movimento inverso também: permite que a população diga quais compromissos espera de quem quer representá-la. E, quando essa posição é assumida publicamente, ela pode continuar sendo cobrada depois da eleição”, afirma Annie Oviedo, mobilizadora de campanhas nacionais do BONDE.
A organização também esteve à frente de iniciativas como Brasil Contra Bets, Amazônia de Pé e Fim da Escala 6×1. Segundo o BONDE, suas campanhas já reuniram mais de 5 milhões de pessoas e contribuíram para mais de 190 mudanças em políticas públicas.
(Redação ONG News)
Edital seleciona 10 cidades para fortalecer políticas alimentares
Levantamento aponta falta de propostas para população de rua
ONG oferece mentoria para 100 jovens de escolas públicas
ACNUR alerta para risco de 8,3 milhões de pessoas sem ajuda humanitária

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001