O que torna uma empresa socialmente responsável? Grosso modo, uma empresa socialmente responsável se preocupa em contribuir com o meio ambiente e com uma sociedade mais justa. Neste sentido, a empresa precisa atender interesses que fogem dos seus proprietários e alcançam um raio maior, como dos próprios funcionários e também da comunidade que a cerca. Um dos principais objetivos na proposta de responsabilidade social, por exemplo, é produzir de forma consciente e responsável. Mas é importante lembrar que a responsabilidade social não está ligada a desviar ou amenizar impactos sociais e ambientais que a própria empresa acaba por contribuir, certo?
Apenas grandes empresas podem ser socialmente responsáveis?
Quando pensamos em empresas que atendem aos critérios de socialmente responsável, é comum vir à nossa mente grandes organizações como Itaú, Nestlé e Natura, já que elas costumam ter suas ações bem divulgadas e, inclusive, premiadas. E isso acontece porque algumas delas já demonstraram interesse em causas sociais e ambientais há muito tempo.
A Natura, por exemplo, lá em 1983 demonstrou preocupação com uma produção responsável ao lançar refis de produtos, reduzindo assim o número de embalagens que acabariam sendo descartadas. Ela também foi pioneira em encerrar os testes com animais e logo após anunciar uma parceria com o Instituto Ethos, inaugurou o Instituto Natura, que visa contribuir para o desenvolvimento da educação no Brasil, tanto dentro como fora da escola. A empresa ainda inaugurou o Núcleo de Inovação Natura Amazônica em Manaus, lançou o Programa Acolher Comunidades e segue realizando melhorias em seu processo de produção para que ele fique cada vez mais sustentável, e investindo em projetos sociais. Mas este exemplo só mostra que bons projetos criam raízes e auxiliam novas iniciativas.
Sim, sua empresa também pode ser socialmente responsável
Uma iniciativa não precisa começar grande, ela pode ser compatível com o tamanho da sua empresa. O ponto mais importante ao desenvolver sua responsabilidade social não é ficar preso ao alcance que ela terá e sim encontrar uma causa em que você realmente acredite e que faça sentido para o seu negócio.
Para que você possa se inspirar, trouxemos 5 empresas que não são tão famosas assim, mas que merecem ser aplaudidas de pé quando se trata de responsabilidade social. Confira:
1. Insecta Shoes
A Insecta Shoes é uma empresa brasileira que produz sapatos, jaquetas e acessórios ecológicos e veganos, tendo como direção a palavra “aproveitamento”. A produção é feita a partir de roupas usadas e plástico reciclado, com isso a intenção da marca é aumentar a vida útil do já que existe. Para que possamos ter uma ideia, a empresa estima que, em dois anos, foram reaproveitadas 2100 peças de roupa, 630 kg de tecido e 1000 garrafas pets.
A empresa, além da preocupação em produzir a partir de material reciclado e sem exploração animal, tem como valor a igualdade de gênero a partir da produção de itens unissex e o incentivo ao comércio justo.
Para conhecer mais acesse ao site e também assista a animação supercriativa que mostra de forma lúdica como acontece o processo de produção da marca.
2. Peita
Peita é uma empresa que produz camisetas que carregam em suas estampas dizeres que buscam o empoderamento feminino. Com o objetivo de oferecer ferramentas para que mulheres lutem contra o machismo, a marca utiliza o slogan “não é apenas uma blusinha”, e traz para o cotidiano frases que costumam ser ditas em manifestações.
Além da emblemática “Lute como uma garota”, a Peita produz outros gritos e recentemente lançou uma parceria com a organização social internacional TETO, em que o valor arrecadado com a venda das camisetas “Entenda que você faz parte” será revertido para a Campanha de Inverno do Teto Brasil, que pretende construir mais de 100 casas para famílias que moram em favelas do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Para conhecer a Peita, acesse ao site.
3. Panosocial
A Panosocial é uma empresa de confecção de vestuário e possui responsabilidade social e ambiental bem traçadas. Com processos produtivos sustentáveis e matéria-prima ecológica seguindo o conceito do “cradle to cradle” (100% algodão orgânico & corantes, extratos e pigmentos naturais), a empresa desenvolve, confecciona e comercializa em varejo e atacado para a própria grife e também para outras marcas, empresas e instituições.
Mas o grande diferencial da Panosocial é a preocupação com a ressocialização de ex-detentos. A empresa investe na contratação de pessoas nesta situação e defende que essa atitude auxilia na redução da reincidência criminal e contribui para a paz social.
Para conhecer um pouco mais da empresa, assista ao vídeo abaixo e confira o site da Panosocial.
4. Editora Carambaia
A Carambaia é uma editora que trabalha com edições personalizadas de obras inéditas ou não, no Brasil, e diz ser uma editora de leitoras. Recentemente, a partir de uma pesquisa que apresentou que os detentos leem 9 vezes mais do que a média do brasileiro, a editora desenvolveu uma parceria com o Centro de Progressão Penitenciária de Hortolândia, interior de São Paulo. Nesta penitenciária existe um projeto de leitura e produção de resenhas literárias chamado “Leitura Liberta” em que cada resenha proporciona quatro dias de remição de pena aos detentos. A editora abraçou o projeto e, além de fornecer os livros, publicou as resenhas dos detentos.
Confira o vídeo da ação abaixo:
E conheça o projeto completo aqui.
5. eÓtica
A eÓtica é uma ótica online que vende óculos e lentes de contato no Brasil. A empresa defende que uma visão saudável é direito de todos, por isso criou o projeto “Enxergar o mundo” que pretende levar às pessoas carentes a possibilidade e o acesso à correção visual. Uma das iniciativas é que para cada óculos vendido da marca Lema21, o valor de um óculos simples para pessoas carentes com necessidades visuais é doado. O projeto ainda faz parceria com a ONG VerBem que trouxe ao Brasil a tecnologia OneDollarGlasses que permite produzir óculos de qualidade com custo acessível. Estes óculos também são comercializados na eÓtica e para cada um vendido outro é doado pela empresa.
Saiba mais no site da eÓtica.
E assista ao vídeo da entrega do 1º lote de óculos em Belém:
Inspirado? Aqui a Nossa Causa a gente tem inspiração e disposição de sobra pra embarcar nessa aventura junto com você!
Vem com a gente e vamos trabalhar para melhorar o mundo um dia de cada vez.