A maioria das organizações sem fins lucrativos ainda dependem da generosidade dos doadores, embora os padrões estejam mudando. Uma década atrás, benfeitores estavam inclinados a apoiar várias organizações. Hoje, os doadores escolhem uma organização e doam valores mais altos para maximizar o seu impacto.
As pessoas querem sentir que estão fazendo uma diferença tangível – e saber exatamente como eles estão contribuindo para importantes mudanças. Então, como se destacar dentre tantas outras organizações sem fins lucrativos que também precisam captar recursos? Convidando os colaboradores para participar do plano de captação.
Os colaboradores são a força vital de qualquer organização sem fins lucrativos – desde os doadores até os voluntários, os apoiadores são o combustível que ajudam a impulsionar a sua missão.
Não diferente, nas campanhas de financiamento coletivo os contribuidores também são a peça mais importante do processo inteiro. Afinal, sem eles, sua campanha não vai sair do lugar!
As ONGs estão sempre procurando maneiras adicionais para alcançar e tocar as pessoas, e uma das melhores maneiras de otimizar a relação entre as organizações e seus colaboradores é dando a eles uma voz.
Ainda, dar aos colaboradores a chance de expressar suas opiniões, preferências, desejos ou esperanças mostra que você se importa com eles. E quando as pessoas se sentem importantes ficam mais propensas a tomar decisões para ajudar a sua causa – voluntariado, doações ou até mesmo ajudar a transmitir sua mensagem para o mundo.
A proximidade da social media
As redes sociais já são muito utilizadas e vêm se mostrando cada vez mais importantes. O Brasil ocupa a 2ª posição mundial na utilização de Instagram, a 3ª no Facebook e a 10ª no Twitter.
Elas combinam oportunidades de produzir conteúdo e de pedir e receber feedback dos colaboradores de muitas maneiras – em tempo real. Isso significa que se algo estiver errado você vai saber na hora e pode fazer alterações ou mudanças de planos, ao invés de perceber os erros somente depois do fracasso.
É importante ressaltar que essa relação mais próxima também pode te dar ideias sobre estratégias que não havia pensado e até um direcionamento a seguir, caso esteja confuso sobre o futuro.
Além disso, também permite que as organizações coletem dados importantes que irão ajudá-los a personalizar e-mails e mensagens, além de permitir respostas individuais para cada pessoa, de acordo com suas dúvidas e anseios. Sabendo dados demográficos dos seus contribuidores, as ONGs são capazes de fazer mensagens segmentadas por cidade, por exemplo. Assim, mesmo que sua mensagem ainda seja generalizada, ela será mais pessoal.
Vale lembrar que as pessoas nem sempre se sentem confortáveis deixando um comentário, mas eles podem participar de uma enquete ou pesquisa. Este tipo de ação dá às pessoas uma maneira segura e privada de mostrar sua opinião.
Você pode, por exemplo, solicitar opiniões de uma maneira simples e direta, como “você prefere a opção A ou B”, assim tem uma visão mais clara do que os contribuidores pensam e também de suas expectativas.
As mídias sociais também são um ótimo lugar para atrair simpatizantes e possíveis contribuidores. As ONGs podem receber o retorno da sua base de contatos e ao mesmo tempo aumentá-la, além de coletar informações e dados pessoais para futuros contatos – tudo isso de uma forma que aumenta o engajamento do público com a organização e sua causa.
Dar voz aos contribuidores é uma maneira poderosa de aperfeiçoar seu projeto e atrair ainda mais adeptos, ajudando você a personalizar e maximizar seus esforços. Crie um plano de captação de recursos e comece a arrecadar hoje mesmo!