Live aborda relação entre cartórios e Terceiro Setor


Vimos no artigo Você sabe o que significa Pro Bono? o conceito desse tipo de serviço e como a Phomenta vem trabalhando esta concepção nas organizações sociais com as competências dos voluntários cadastrados no nosso site. Hoje vamos falar sobre o Pro Bono corporativo, uma nova forma que as empresas têm descoberto para ajudar a comunidade e, paralelamente, desenvolver competências socioemocionais de seus colaboradores.
O voluntariado corporativo é uma iniciativa nobre de muitas empresas mas, infelizmente ainda de baixo engajamento. Entre inúmeras justificativas para esse pequeno alcance, uma delas é o simples fato de algumas pessoas não terem o perfil do voluntário tradicional. Algumas não se sentem tão confortáveis em fazer um mutirão, por exemplo. E isso não é problema. Cada um tem seu estilo, história de vida e motivação para fazer o bem ao próximo.
O Pro Bono é uma alternativa para as pessoas que são muito ocupadas ou que amam transferir seu conhecimento aos outros, pois assim se sentem mais úteis. Mas vale ressaltar que é um serviço baseado em competências e que deve ser feito com a mesma qualidade e comprometimento como se fosse para um chefe ou pago por um cliente.
[highlight]Veja também: Seja voluntário sem sair de casa[/highlight]
Ajudar alguém com seu conhecimento já é sensacional, imagina um time de especialistas de uma grande empresa apoiando uma organização social que nunca teria acesso a esse tipo de serviço? Além da satisfação pessoal em ajudar uma organização social com a expertise, as empresas têm visto outros benefícios no Pro Bono corporativo.
O colaborador é inserido em uma situação fora da caixa, normalmente com recursos reduzidos e em um ambiente com diversos problemas sociais. Dessa forma, ele desenvolve a empatia, soluções criativas, aprende a saber ouvir, desperta senso de liderança, trabalho em equipe, entre muitas outras habilidades socioemocionais. Tanto é que não somente o setor de Responsabilidade Social tem nos procurado, como também o RH, por ser uma forma criativa de treinamento de líderes.
Como integrante da Rede Global de Pro Bono, a Phomenta possui 7 programas para empresas que queiram fazer Pro Bono: empréstimo de talento, mentoria de líderes, hackaton, projetos de equipes de mesma área, projetos de equipes de áreas distintas, outsourcing, amplas soluções e projeto personalizado.
Neste caso, diferente do Pro Bono individual, a empresa pode escolher se quer fazer Pro Bono para alguma OSC do portfólio da Phomenta ou de alguma outra instituição que já apoia. Em ambos os casos, nós fazemos o diagnóstico das demandas de gestão e desenhamos em conjunto com a empresa o escopo do projeto Pro Bono, para decidir qual o melhor programa, que tenha a ver com a causa da empresa e com os setores que ela pretende trabalhar, além de entregar uma avaliação pós programa.
Felizmente novos conceitos tem surgido para aproximar quem quer ajudar e quem precisa ou quer ser ajudado. Cada vez mais temos visto a importância do investimento social não só na parte financeira, mas também no apoio da gestão. E as empresas, com tantos talentos, não podem ficar fora disso.
É uma relação ganha-ganha-ganha, comunidade ganha o serviço, a empresa ganha reputação e o colaborador, satisfação.
[highlight]Veja mais: 6 passos para começar um serviço voluntário[/highlight]
Live aborda relação entre cartórios e Terceiro Setor
ONG realiza 2ª edição da Orquestra Caixa Zezinho
Padaria transforma lucro em investimentos sociais há 50 anos
Manual do ICCI aposta na cultura como ferramenta pela democracia

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001