

O Lupa do Bem, iniciativa criada pela agência Sherlock Communications, acaba de conquistar uma indicação de peso: o PRWeek Global Awards 2025, na categoria de Responsabilidade Social Corporativa (CSR). Conhecido como o “Oscar da Comunicação”, essa categoria do prêmio mundial celebra projetos que geram impacto social significativo, alavancando estratégias de comunicação em prol do bem-estar coletivo. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 15 de maio de 2025, em Londres, reunindo líderes de comunicação de todo o mundo.
Desde sua criação, em 2021, o Lupa do Bem tem como missão ampliar a visibilidade de iniciativas sociais, conectando doadores e voluntários às causas que mais necessitam de apoio. O impacto se reflete em histórias reais: no Rio de Janeiro, a Feira do Artesão recebeu financiamento para manter seu funcionamento por cinco meses adicionais e capacitar artesãos; o Caminhos do BemGoiás ajudou a transformar a vida de mais de mil pessoas em situação de vulnerabilidade; o Teto Verde Favela fortaleceu sua gestão com estratégias inspiradas no e-book “Como Começar uma ONG”. Fora do Brasil, o Lupa do Bem também apoiou iniciativas como La Cana, no México, que capacita mulheres encarceradas para reinserção no mercado de trabalho; e o projeto Infant, no Peru, que ajuda na captação de água em comunidades indígenas.
“Acreditamos no poder da comunicação para tirar ações e projetos de impacto social da invisibilidade. Abrindo esse leque de iniciativas e oportunidades do terceiro setor em todo o país, aumentamos as chances de doações e mais trabalho voluntário, ampliando essa rede de apoio e tornando a plataforma uma referência para quem busca se doar em prol de alguma causa”, destaca Fabiana Rosa, coordenadora de Relações Públicas da Sherlock Communications e fundadora do Lupa do Bem.
O Lupa do Bem já ajudou a contar a história de mais de 400 ONGs e projetos sociais e já destinou R$ 320 mil em doações diretas para iniciativas parceiras por toda a América Latina. Além disso, também atua como um conector entre os projetos sociais e os clientesda Sherlock Communications, ampliando o impacto das ações da agência. Um exemplo disso foi a parceria com a Betfair, que, por meio dessa conexão, direcionou doações de 10 mil libras (cerca de R$ 65 mil) para cada uma das seis ONGs mapeadas pelo Lupa do Bem. O projeto atua como um agente de impacto social ao promover conteúdos que conectam comunidades locais ao mundo, impulsionando a captação de recursos e fomentando o voluntariado no Brasil.
Além da divulgação de histórias inspiradoras, o Lupa do Bem disponibiliza ferramentas para fortalecer a gestão de ONGs e projetos sociais. Entre elas, workshops e cursos para treinamento de lideranças e também os e-books Guia de Mobilização de Recursos, Como Começar uma ONG e Voluntariado nas Organizações.
Sobre o Lupa do Bem
O Lupa do Bem, uma iniciativa da Sherlock Communications, é uma rede dedicada a fomentar o crescimento de pequenas e médias organizações sociais no Brasil e na América Latina. Reconhecido com o Prêmio Impactos Positivos 2024, o projeto já mapeou e integrou mais de 400 ONGs, apoiando-as na divulgação de suas histórias por meio de matérias jornalísticas e destacando o impacto positivo que geram em suas comunidades.
Além de ampliar a visibilidade dessas causas, o Lupa do Bem cumpre com um papel educativo para a manutenção e formalização das atividades voltadas para o terceiro setor. Com essas ações, o projeto já impactou direta e indiretamente cerca de 15 mil pessoas, fortalecendo iniciativas sociais e promovendo mudanças significativas. Para saber mais, visite o site e as redes sociais no Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.
(Assessoria de Imprensa)
Instituto BRZ abre 7º edital para apoiar projetos sociais
Inclusão no trabalho ainda falha para PcDs, aponta pesquisa
Projeto cria política de proteção de defensores de direitos humanos

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001