

O Movimento pela Equidade Racial (MOVER) lança nesta quinta-feira (20) o “Guia de Compras Inclusivas MOVER”, com um plano de ação detalhado para promover a inclusão de fornecedores negros, proprietários de empresas de diversos tamanhos, na cadeia de valor das grandes empresas. Idealizado pelo movimento, o plano foi construído com participação dos voluntários de equipes multidisciplinares de cadeia de fornecedores do MOVER (squads) com a consultoria da PwC, contando com reuniões e entrevistas com diversos executivos das empresas, stakeholders do mercado, e a colaboração de organizações relevantes no setor, como Mandacaru, AfroBusiness e Diversidade IO. O guia tem como objetivo principal combater o racismo estrutural e promover a equidade racial dentro da cadeia de negócios e mercado corporativo.
Após uma análise inicial para identificar a maturidade da empresa contratante sobre o tema, o guia apresenta soluções as quais foram inseridas em seis grupos, que tiveram planos táticos de implementação desdobrados. Entre as soluções estão a implantação de cadastro acessível, transformação no atendimento, política de pagamento inclusiva, programas de incentivo, material informativo ao fornecedor e gestão da mudança.
O plano de ação visa abrir um novo mercado para empresas que abraçam a diversidade. Segundo o relatório, 55% da população brasileira se declara preta ou parda e 64% dos consumidores aceitam pagar um pouco mais por marcas que apoiam a diversidade. Empresas que se comprometem com a inclusão de fornecedores negros podem se diferenciar no mercado e conquistar a lealdade de consumidores conscientes.
Menor faturamento, formalização e acesso a crédito
De acordo com pesquisa do Sebrae, baseada na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), 77,6% dos negros com pequenos negócios faturam até dois salários mínimos, e apenas 2 em cada 10 empresários negros são formalizados. Entre os empreendedores não negros, 56,8% recebem até dois salários mínimos e 43,1% são formalizados.
A pesquisa também revela que afrodescendentes têm crédito três vezes mais negado por instituições financeiras, evidenciando a necessidade urgente de mudanças estruturais.
De acordo com Fernando Soares, Gerente de Projetos do MOVER, a transformação da cadeia de valor em uma cadeia inclusiva é um processo contínuo que requer o compromisso e a colaboração de todos os stakeholders envolvidos. “O MOVER e suas mais de 50 empresas associadas têm compromisso pela construção de uma cadeia de valor mais inclusiva. Transformar a cadeia de valor é um processo desafiador e contínuo, porém totalmente possível. O estudo que apresentamos traz as diretrizes necessárias para incluir empreendedores negros dentro das grandes corporações brasileiras”, destaca.
Jean Melle, sócio de Supply Chain Transformation da PwC, destaca os benefícios para a cadeia de valor. “Usamos nossa expertise em Procurement e em Inclusão e Diversidade para oferecer uma abordagem prática e consciente para ultrapassar as barreiras no que se refere à diversidade, mas também para implementar ações que promovam a inclusão em todas as etapas”.
Para Carolina Gomes, participante do squad e gerente de Inclusão & Diversidade na PwC, foi dado um passo importante em prol de uma cadeia de valor mais diversa. “O desenvolvimento do Guia nos permitiu ampliar e aprofundar o olhar sobre os desafios e oportunidades das empresas, disponibilizando um material que vai apoiar os times de Compras a iniciar ou mesmo impulsionar os seus processos.”
Sobre o MOVER
O MOVER (Movimento pela Equidade Racial) é uma associação sem fins lucrativos que, por meio de conscientização, fomento ao desenvolvimento de carreiras e à inovação inclusiva de pessoas negras, visa promover e acelerar a equidade racial. Atualmente, é formado por 53 empresas que atuam de forma colaborativa: Alcoa, ALLOS, Ambev, Americanas S.A., Alpargatas, Arcos Dorados-McDonald’s, Atento, Bain & Company, Bayer, BNDES, BRF, Bunge, Cargill, Cia de Talentos, Coca-Cola Brasil, Cogna, Colgate-Palmolive, CSN, Danone, Descomplica, DHL Supply Chain, Diageo, Disney, Dow Brasil, EF, General Mills, GM, Gerdau, GPA, Grupo Carrefour Brasil, Heineken, Kellanova, Klabin, Kraft Heinz, L’Oréal Brasil, Lojas Renner, McKinsey & Company, Magalu, Marfrig, McKinsey, Michelin, Mondelëz International, Moove, Nestlé, PepsiCo, Pernod Ricard, Pluxee, PwC Brasil, RD – Raia Drogasil, Vale, XP Inc., Yduqs e 3M. Mais informações em www.somosmover.org e nas redes oficiais (Instagram | LinkedIn | YouTube).
(Assessoria de Imprensa)
Instituto BRZ abre 7º edital para apoiar projetos sociais
Inclusão no trabalho ainda falha para PcDs, aponta pesquisa
Projeto cria política de proteção de defensores de direitos humanos

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001