

A Associação Caatinga distribuiu mil vales-alimentação para famílias de comunidades rurais localizadas nos municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI), em parceria com a SC Johnson, – principal fabricante global de marcas de consumo doméstico como OFF! e Exposis. As comunidades beneficiadas estão próximas à Reserva Natural Serra das Almas, uma área de 6.285 hectares gerida pela Associação Caatinga. Além dos vales-alimentação, a iniciativa incluiu a entrega de repelentes e sacos Ziploc, destinados a ajudar na prevenção de doenças transmitidas por insetos e na conservação de alimentos, respectivamente. O objetivo é garantir segurança alimentar, promover a saúde das famílias e fortalecer a economia local por meio do uso de cartões pré-pagos, válidos exclusivamente para a compra de alimentos em estabelecimentos da região.
Esta ação representa a quarta etapa do programa de doação de vales-alimentação. Desde 2021, a parceria entre a SC Johnson e a Associação Caatinga já possibilitou a distribuição de milhares de benefícios, impactando positivamente dezenas de comunidades.

“Essa atividade reflete nosso compromisso com a diminuição da vulnerabilidade socioeconômica, a segurança alimentar e a conservação do bioma Caatinga. Trabalhamos para atender às necessidades das famílias e, ao mesmo tempo, preservar os recursos naturais da região” destaca Daniel Fernandes, coordenador geral da Associação Caatinga.
O histórico do programa mostra que, entre 2021 e 2022, foram distribuídas 4.400 cestas básicas. Em 2023, a transição para a distribuição de vales-alimentação permitiu o atendimento de mil famílias, número que se repetiu na última doação, concluída recentemente.
A SC Johnson tem uma história antiga e de muito respeito com a Caatinga brasileira – na década de 1930, a empresa estabeleceu a Fazenda Raposa para pesquisa da carnaúba e em 1998 apoiou a fundação da Associação Caatinga, referência na preservação do bioma.
Globalmente, a SC Johnson trabalha por um mundo melhor, mais saudável, mais sustentável e com mais oportunidades. No Ceará, a companhia foi peça fundamental para a criação da Associação Caatinga, que hoje preserva mais de 6 mil hectares de Caatinga na Reserva Natural Serra das Almas, desenvolve atividades de educação ambiental em mais de 40 comunidades e impacta cerca de 4.000 famílias. A SC Johnson também ajudou a fundar, ainda na década de 1960, a Escola Johnson, que hoje integra a rede pública de ensino e é referência na educação inclusiva. A Fazenda Raposa, fundada em 1937 pela SC Johnson com objetivo de fomentar a pesquisa sobre produção de cera a partir de palmeiras como a carnaúba, foi posteriormente doada à Universidade Federal do Ceará.
SOBRE A ASSOCIAÇÃO CAATINGA
A Associação Caatinga é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, cuja missão é conservar a Caatinga, difundir suas riquezas e inspirar as pessoas a cuidar da natureza. Desde 1998, atua na proteção da Caatinga e no fomento ao desenvolvimento local sustentável, incrementando a resiliência de comunidades rurais à semiaridez e aos efeitos do aquecimento global.
(Assessoria de Imprensa)
Instituto BRZ abre 7º edital para apoiar projetos sociais
Inclusão no trabalho ainda falha para PcDs, aponta pesquisa
Projeto cria política de proteção de defensores de direitos humanos

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001