

O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) recebeu, neste mês, a visita de representantes da Rede Trans Brasil, organização não governamental (ONG) que luta pela garantia dos direitos humanos e cidadania plena de travestis, mulheres e homens trans e pessoas de gênero diverso. A visita faz parte do projeto Observatório Nacional TransFormação, que tem por objetivo o monitoramento das políticas públicas para pessoas trans e travestis no Brasil.
A Rede Trans Brasil esteve representada pela presidente da entidade, Tathiane Araújo, Raquel Silva, secretária da Unitrans Goiás, Cristiane Beatriz, também da Unitras Goiás, e integrante da Diretoria Executiva da Rede Trans Brasil. Durante a visita, as representantes visitaram várias dependências da unidade e puderam conferir como funciona o atendimento ao público trans através do Serviço Transexualizador do HGG.
Elas conversaram com pacientes em atendimentos e profissionais que atuam no serviço. A visita foi guiada por membros da direção do HGG, que aproveitaram o encontro para apresentar dados sobre o atendimento, estratégias de melhorias e propostas de trabalho em conjunto com os movimentos sociais para o fortalecimento do acesso à saúde da população trans.
A presidente da Rede Trans Brasil, Tathiane Araújo fez questão de enaltecer o trabalho realizado pelo HGG. “Ficamos muito satisfeita de ver o que vem sendo feito aqui. Particularmente, já conhecia o serviço pelo relato de outras pessoas, mas poder acompanhar de perto é muito importante. A partir dessa visita, iremos elaborar um documento e a ideia é que possamos divulgar o que o HGG vem fazendo para que a gente cobrar que este modelo seja replicado em outros estados”, explicou.
A visita também foi acompanhada pela conselheira do Idtech e presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB Nacional, Amanda Souto. A advogada destacou o papel social que o hospital tem desempenhado junto à comunidade trans de Goiás.
“O HGG, sob a gestão do Idtech, sempre foi muito receptivo ao diálogo com os movimentos sociais, a defesa de direitos das minorias e a justiça social. O HGG pode contribuir bastante com esse Observatório de Políticas Públicas porque hoje é o serviço mais completo do Brasil e a unidade está disposta a participar de políticas que incentivam a capacitação deste tipo de serviço em outros estado”, comentou.
Fonte: Governo de Goiás
Instituto BRZ abre 7º edital para apoiar projetos sociais
Inclusão no trabalho ainda falha para PcDs, aponta pesquisa
Projeto cria política de proteção de defensores de direitos humanos

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001