ONG lança cordões de crachá feitos com resíduos têxteis


A Fundação Cargill acaba de divulgar os 10 projetos selecionados na 4ª edição do Nutrindo Soluções Locais, uma iniciativa itinerante que visa fortalecer o desenvolvimento institucional de organizações da sociedade civil (OSCs). Os projetos selecionados nessa edição, todos do Centro-Oeste brasileiro, refletem o compromisso com a promoção de uma sociedade mais equitativa, com prioridade para organizações lideradas por pessoas com deficiência, negras, indígenas, mulheres, LGBTI+ e comunidades tradicionais.
Os projetos de fortalecimento institucional receberão até R$ 32 mil em financiamento, além de 24 horas de formação especializada, com foco em cinco eixos estratégicos: Articulação em rede e parcerias, Desenvolvimento de equipe e gestão de pessoas, Governança e estratégia organizacional, Infraestrutura e Processos de gestão e desenvolvimento de iniciativas socioambientais.
O eixo de Infraestrutura aborda desafios relacionados à estrutura física das organizações. Nesse âmbito, a Fundação Cargill promoverá melhorias nos espaços físicos e adquirirá equipamentos essenciais para potencializar o desenvolvimento das atividades realizadas pelas OSCs.
Entre os projetos contemplados estão Cozinha Inclusiva, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Lucas do Rio Verde, em Lucas do Rio Verde (MT); Fortalecimento da Musicalização e Artes na Comunidade de São Sebastião, do Instituto José Maurício Nunes Garcia, em Brasília (DF); Escotismo Sustentável: Construindo Futuros, do Grupo Escoteiro Manoel Fernandes de Carvalho, em Uruaçu (GO) e Atividade de Vida e Saúde para Deficientes Visuais, do Instituto dos Cegos do Estado de Mato Grosso, em Cuiabá (MT).
O eixo de Desenvolvimento de equipe e gestão de pessoas tem como foco o aprimoramento de competências e habilidades das equipes das OSCs, independentemente de seu nível hierárquico. Nesse contexto, a Fundação investirá no fortalecimento das equipes gestoras, promovendo formações estratégicas e estruturando processos internos para maximizar o impacto social.
Desse eixo foram selecionados os projetos Equipe Empoderada, Comunidade Empoderada, do Instituto de Apoio e Capacitação, Instrução de Economia Solidária do Povo, em Campo Grande (MS); Cultura de Feedback e Comunicação Não Violenta: Planejamento Estratégico para Mulheres Plurais, da Associação Elas no Poder, em Brasília (DF); Caminho de Sonhadores, em Goiânia (GO); e Fortalecimento e Estruturação da Federação das Cooperativas do Sistema Unicafes, da Associação União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Mato Grosso, em Cuiabá (MT).
Já o eixo de Governança e estratégia organizacional concentra-se no fortalecimento da atuação estratégica das OSCs, abrangendo planejamento de curto, médio e longo prazo, além da análise de riscos e oportunidades. A Fundação apoiará a construção e o aprimoramento dos planejamentos estratégicos institucionais das organizações.
Entre os projetos desse eixo contemplados estão Nutrindo Soluções e Realizando Sonhos, do Comitê Pró Infância, em Cuiabá (MT) e Fortalecer para Crescer, do Instituto Ação Social Amor e Atitude, em Três Lagoas (MS).
“Esta edição do Nutrindo Soluções Locais é especial pois, além de reforçar nosso compromisso com o fortalecimento de OSCs, direcionamos esforços para o Centro-Oeste, uma região que precisa de maior visibilidade e apoio nos investimentos sociais. É gratificante ver projetos tão diversos que, com certeza, terão um impacto positivo nas comunidades locais”, avalia Flávia Tayama, diretora-presidente da Fundação Cargill no Brasil.
Os projetos foram escolhidos com base em critérios de capacidade técnica e institucional, potencial de impacto, aderência da proposta e potencial criativo e inspirador. Todos eles serão implementados a partir de janeiro de 2025 e terão duração de 6 meses.
Para mais detalhes sobre os projetos selecionados, acesse o site da Fundação Cargill.
Fonte: GIFE
ONG lança cordões de crachá feitos com resíduos têxteis
Brasil lidera número de povos isolados, mas há lacunas na proteção
ONG amplia acervo com obra acessível de bell hooks
SP Invisível promove ceias para pessoas em situação de rua

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001