Projeto oferece curso gratuito de design sustentável em Mauá


O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, é uma data que reúne diferentes ações de combate ao racismo e reacende o debate sobre a chegada dos negros ao país, a escravidão e o racismo estrutural. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio Contínua (Pnda Contínua), do IBGE, realizada no segundo trimestre de 2024, cerca de 56,7% das pessoas se autodeclaram pretas ou pardas, destacando a importância de discutir temas relacionados a equidade racial na sociedade brasileira.
Embora o Dia da Consciência Negra receba maior atenção em novembro, muitas ONGs trabalham ao longo do ano para reduzir desigualdades e promover direitos, desempenhando um papel importante no enfrentamento das disparidades sociais e econômicas que impactam essas comunidades.
Como são organizações sem fins lucrativos, elas dependem do apoio público para sustentar suas atividades. Sendo assim, encontre a organização com a qual você mais se identifica e contribua, seja através de doações ou ajudando a divulgar seu trabalho, para que mais pessoas possam conhecer essas iniciativas!
Pretas Ruas
A Pretas Ruas atua na defesa de direitos e na mobilização social, buscando sensibilizar a sociedade e pressionando por políticas públicas que ofereçam suporte e dignidade às pessoas em vulnerabilidade. A ONG recebe doações de itens essenciais, como produtos de higiene, absorventes, materiais de limpeza, cestas básicas e apoio financeiro.
Acesse Pretas Ruas para saber mais sobre a organização.
Criola
Criada em 1992, a organização tem como missão instrumentalizar mulheres negras, sejam elas jovens ou adultas, cis e trans para o enfrentamento ao racismo, sexismo, lesbofobia e transfobia.
Acesse Criola para saber mais sobre a organização.
Rede Mulheres Negras do Paraná
Organização fundada para promover e ampliar a implementação de políticas públicas específicas, com foco em gênero e raça. Reúne mulheres negras de todas as regiões do estado do Paraná, atuando nas áreas de saúde, educação, cultura, promoção e defesa dos direitos humanos, geração de trabalho e renda, e valorização da identidade de gênero e raça/etnia.
Acesse Rede Mulheres Negras do Paraná para saber mais sobre a organização.
Casa Poéticas Negras
Localizada em Paraty – RJ, a organização atua na causa de enfrentamento ao racismo estrutural com ações de letramento racial, impactando 2.000 pessoas anualmente.
Acesse Casa Poéticas Negras para saber mais sobre a organização.
Think Olga
Trabalha sensibilizando a sociedade para as questões de gênero e intersecções, além de educar e instrumentalizar pessoas que se identifiquem como agentes de mudança na vida das mulheres.
Acesse Think Olga para saber mais sobre a organização.
Mulheres da Parada
Localizada na Parada São Jorge – São Gonçalo (RJ), a ONG apoia mulheres em situação de vulnerabilidade social e/ou econômica com atuação socioambiental em favelas.
Acesse Mulheres da Parada para saber mais sobre a organização.
Elas Negras Conexões
A Associação atua como uma rede de conexões com mulheres negras, jovens e líderes que promovem direitos das comunidades tradicionais.
Acesse Elas Negras Conexões para saber mais sobre a organização.
Mover
O Mover – Movimento pela Equidade Racial é uma associação sem fins lucrativos que, por meio de conscientização, fomento ao desenvolvimento de carreiras e negócios de pessoas negras, visa promover e acelerar a promoção da equidade racial.
Acesse Mover para saber mais sobre a organização.
(Amanda Maciel, do Nota Social)
Projeto oferece curso gratuito de design sustentável em Mauá
ONG reforça aulas esportivas para jovens com deficiência visual
Programa de Aceleração Social AXIA Energia recebe inscrições
Pesquisa revela resiliência das ONGs diante do aumento de demandas

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001