

O Instituto Cão de Rodinhas, que desde 2018 transforma a vida de cães com deficiência, alcançou um importante marco ao se oficializar como a primeira organização não governamental (ONG) no Brasil dedicada exclusivamente a essa causa. Focado na inclusão e conscientização, o instituto surgiu com o objetivo de dar visibilidade a uma questão frequentemente negligenciada.
Em uma sociedade ainda marcada pelo capacitismo, animais com deficiência muitas vezes enfrentam abandono, dificuldades para adoção ou são destinados à eutanásia sem necessidade. Com a formalização como ONG, realizada neste mês outubro, a organização amplia seu alcance e busca novas parcerias com empresas, clínicas veterinárias e protetores independentes.
Entre as ações que serão intensificadas na nova fase do instituto, está o grupo de apoio “Clube do Cão de Rodinhas”, que realiza encontros bimestrais para que tutores possam compartilhar experiências e receber orientações. Além disso, o instituto oferece assistência mensal a 48 pets com deficiência que vivem sob os cuidados de protetoras independentes em várias regiões do país, fornecendo fraldas, antipulgas e outros itens essenciais.
Outro destaque é a cartilha “Cuidados do Pet com Deficiência”, criada após pesquisa com mais de 200 tutores e com o apoio de veterinários especializados. Distribuída gratuitamente, tanto em formato impresso quanto digital, a cartilha preenche uma lacuna de informações de qualidade sobre o tema, tornando-se uma importante ferramenta de educação e conscientização.
Para saber mais sobre a atuação do Instituto Cão de Rodinhas, visite o site da organização: https://www.caoderodinhas.com.br/.
(Rafaela Eid, do Nota Social)
Instituto BRZ abre 7º edital para apoiar projetos sociais
Inclusão no trabalho ainda falha para PcDs, aponta pesquisa
Projeto cria política de proteção de defensores de direitos humanos

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001