Especialistas ensinam estratégias para apoiar captação de recursos de ONGs


O Espro (Ensino Social Profissionalizante), associação filantrópica especializada em incluir adolescentes e jovens no mundo do trabalho, inaugurou na segunda-feira, 07 de outubro, a sua nova unidade na região central da cidade de São Paulo.
Em um prédio de seis andares e de uso exclusivo na região da Avenida Paulista, a unidade oferece infraestrutura de ponta para o ensino profissionalizante, permitindo o atendimento semanal de até 3.750 jovens aprendizes – quase o dobro da capacidade do espaço anterior, situado no Largo São Francisco. Também amplia o potencial para a realização de turmas do Projeto de Formação Para o Mundo do Trabalho (FMT), que oferece treinamentos gratuitos a jovens à procura do primeiro emprego, mas que não se sentem suficientemente seguros ou preparados para esse momento.
As instalações incluem 17 salas para a capacitação teórica de jovens. Os ambientes contam com mobiliário dinâmico que permite diversas disposições, dependendo da metodologia das aulas, além de telas de projeção, sistema de áudio e serviço de internet de última geração. Totalmente climatizado, o prédio também incorpora dois laboratórios para atividades de computação, um laboratório “maker” e um auditório para eventos internos e de empresas e organizações parceiras.
“A nossa nova casa possibilita um ensino ainda mais conectado com a tecnologia e com uma formação multidisciplinar, desenvolvendo melhores profissionais e cidadãos. Tudo isso dentro de uma estrutura totalmente pensada na segurança, no conforto e na diversidade e inclusão de jovens, colaboradores e visitantes”, afirma Richard Piveta, gerente regional de São Paulo no Espro.
Acessibilidade e cultura
Quanto à acessibilidade, a nova filial conta com rampas, corrimões, elevadores, sinalização e mobiliário adequado para pessoas com deficiência e de diferentes perfis fisionômicos. A localização é privilegiada: próxima da Estação Brigadeiro do Metrô (Linha Verde) e de pontos para diversas linhas de ônibus. Cultura e arte andam juntas à formação profissional dos nossos jovens. O prédio foi inaugurado abrigando 18 grandes painéis de arte urbana distribuídos em suas áreas internas – obras de autoria do paulistano Enivo, grafiteiro e arte-educador com trabalhos realizados em diversas cidades no Brasil e no exterior, e que buscam representar a grandiosidade da imaginação dos jovens perante o mundo. Além disso, todos os andares de sala de treinamento contam com bibliotecas coletivas.
“A nova unidade na região central de São Paulo é um presente que oferecemos à cidade em meio às comemorações dos nossos 45 anos de atividades. Ela será um espaço modelo para inspirar unidades e filiais em todo o país, reiterando nosso compromisso de educar, transformar e incluir jovens no mundo do trabalho e na sociedade. Ao longo da nossa história, mudamos muito para garantir a nossa missão de formar jovens cidadãos protagonistas de suas próprias histórias”, comenta Alessandro Saade, superintendente executivo do Espro. “
Sobre o Espro
O Espro (Ensino Social Profissionalizante) atua na inserção de adolescentes e jovens em vulnerabilidade social no mundo do trabalho, por meio da socioaprendizagem, oferecendo uma extensa jornada gratuita, que começa nos Projetos de Formação para o Mundo do Trabalho (patrocinados ou personalizados para nossos parceiros) e segue no Programa de Aprendizagem Profissional ou no Programa de Estágio. Dessa forma, a entidade cumpre cinco dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU: trabalho decente e crescimento econômico, redução das desigualdades, educação de qualidade, saúde e bem-estar e erradicação da pobreza.
O Espro tem 8 filiais e 55 núcleos de atendimento regional espalhados pelo Brasil, alcançando 1.067 municípios, capacitando anualmente mais de 40 mil jovens por meio dos programas e projetos. Para ampliar sua capilaridade nacional, a entidade criou a Rede de Aprendizagem Espro (RAE) que estabelece alianças com outras organizações para fazer o acolhimento dos jovens de forma colaborativa, por meio do seu Sistema de Aprendizagem (SAE).
(Assessoria de Imprensa)
Especialistas ensinam estratégias para apoiar captação de recursos de ONGs
Edital apoia projetos socioambientais em São Paulo
População amazônica apresenta propostas climáticas antes da COP30
80 anos da ONU: confira 8 curiosidades sobre a organização

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001