Outubro é o mês das crianças e essa data hoje traz muito a questão do consumo. Menos brinquedos e mais brincadeiras. Pensando assim, e sabendo que há milhares de crianças que são atendidas no país todo por ONGs que permitem que elas possam brincar, aprender, conhecer seus direitos e se expressar, a gente faz outra reflexão. Como contribuir para que esse trabalho tão importante das instituições continue, sem ter que doar dinheiro?
Foi por isso que o Doa Nota, que é um negócio social, criou um aplicativo onde você doa os créditos das notas fiscais de consumo direto para essas organizações. E o melhor: só com uma foto.
É só procurar nas lojas de aplicativos as versões do Doa Nota Criança para Android ou iOS, baixar o aplicativo e doar seus créditos para uma das 24 organizações que atendem crianças nos estados de São Paulo e do Paraná.
A pessoa escolhe para qual ONG ela quer doar. E é uma forma bem simples e rápida para colaborar.
O app Doa Nota, que é um negócio social, simplifica muito a experiência de doar. Basta você tirar uma foto do cupom que o aplicativo lê todos os dados e transfere para o sistema e os créditos vão para ONG que você escolheu na hora. Você não demora nem 10 segundos. Se a nota tiver QR Code (aquele código de barras quadrado), você não gasta nem 5 segundos. E o cupom em papel pode ir direto para o lixo – reciclável, claro.
Antes eu jogava minhas notinhas fora ou muitas vezes nem pedia. Mas agora com o Doa Nota eu sempre pego para o CPS Bororé e dôo de onde estiver.
– conta Natália Almeida Silva, doadora do Centro de Promoção Social Bororé.
E o app Doa Nota Criança poderá acrescentar outras organizações à lista de beneficiadas. Se você trabalha em uma ONG e quiser estar na lista, é só entrar no site e solicitar seu cadastramento.
Conheça essa história
Doa Nota é uma solução tecnológica para agilizar a captação de recursos em escala para organizações sociais e hoje tem o aplicativo como sua principal solução. Criado por dois empreendedores, Rogério Fernandes e Roberta Lima, em 2014, Doa Nota é um negócio social, ou seja, uma empresa que também ter por propósito gerar impacto social, e que quer de verdade contribuir para gerar mecanismos automatizados para captar recursos para organizações sociais.
As organizações sociais têm um poder de transformação muito grande e a gente acredita que facilitar o trabalho delas, automatizando e simplificando atividades para que elas possam focar no que realmente importa, que é a causa, é uma forma de colaborar.
– explica Rogério.
E foi assim que a ideia surgiu. Um voluntário de ONG, que já era um profissional de internet e queria ajudar, conseguiu dar um passo a mais e trazer inovação para um processo super importante: o de captar recursos.
Além de gerar facilidade para as ONGs, o app também torna fácil e seguro o processo de doar. E eles juntaram essa possibilidade a uma vontade bem genuína das pessoas: doar.
A gente pensou uma solução que fosse boa também para o doador. Ele se beneficia do Programa Nota Fiscal, ou seja, ele abre mão de um reembolso de tributos que receberia pra si se colocasse o próprio CPF na nota, e doa esse valor pra uma organização em que ele acredita. E o melhor: é fácil e seguro.
– conta Roberta, animada.
O Programa Nota Fiscal Paulista arrecadou R$287mil em seu primeiro ano de existência (2007). Em 2015, fechou o ano com arrecadação de R$19bilhões. No entanto, o número de ONGs inscritas para receber créditos em 2007 cresceu pouquíssimo: de 2270 inscritas em 2007, o número cresceu para apenas 3363 organizações.
Há todo este potencial de recursos a ser melhor utilizado pelas organizações sociais. Um dos principais entraves é que o modelo de digitar cupom à cupom é pouco eficiente e muito custoso: as organizações têm recrutado voluntários para digitar e precisam dispor de computadores para isso – e a digitação demora.
A proposta da empresa é a de facilitar o acesso a recursos e de garantir segurança de dados.
Assim criou o aplicativo customizável, uma plataforma na web pensando em quem prefere digitar e uma plataforma mobile.
O aplicativo já atende a 35 entidades. Há ainda uma plataforma web que permite digitação e também a disponibilização do painel de digitação em seu próprio site (Urna Digital), assim como visão, gerenciamento e administração dos usuários e dados.
Dá pra mudar o mundo num click, sim. Toda mudança precisa de um bom começo.
Fonte: Assessoria de Imprensa