Mempodera lança newsletter para fortalecer atividades


O Encontro Nacional do Terceiro Setor (ENATS), aconteceu nos dias 26 e 27 de setembro, em Belo Horizonte – MG, reunindo líderes, profissionais e voluntários de diversas organizações sociais e de iniciativas privadas em um ambiente propício para a troca de experiências e aprendizado.
Neste ano, o tema da 19º edição do evento foi “A força da sociedade civil organizada na garantia dos direitos fundamentais”, e destacou a importância das parcerias entre o setor privado e o Terceiro Setor, promovendo discussões sobre inovação, responsabilidade social e o impacto positivo nas comunidades. Com uma programação voltada a palestras e rodas de conversa, o Enats 2024 foi um ponto de encontro para aqueles comprometidos em transformar a realidade social do país.
O primeiro dia contou com a palestra “O que as empresas e os Programas de Voluntariado Corporativo esperam das parcerias com o Terceiro Setor”, e proporcionou uma reflexão sobre as expectativas e benefícios mútuos dessas colaborações. Os palestrantes enfatizaram que as empresas buscam, por meio do voluntariado, não apenas reforçar sua reputação, mas também envolver seus colaboradores em ações que realmente façam a diferença nas comunidades.
Vivian Ramos, Gerente de Projetos da CDM e idealizadora do Comitê Mineiro de Voluntariado Corporativo, destacou a importância da parceria entre o setor privado e as organizações sociais. “A parceria da iniciativa privada com o Terceiro Setor é fundamental. Ambas enfrentam oportunidades e desafios, e juntas, podem gerar um impacto significativo. O Terceiro Setor tem a função de transformar vidas, promovendo impacto socioambiental e cultural, enquanto a iniciativa privada traz responsabilidade através de investimentos e doação de materiais. Acreditamos no potencial do voluntariado corporativo, onde as empresas mobilizam o tempo de seus profissionais para realmente gerar um impacto dentro de instituições e comunidades”, afirmou.
A roda de conversa também abordou como essas iniciativas podem alinhar-se às estratégias de sustentabilidade das empresas, criando um sentido de propósito e responsabilidade social. Além disso, foi ressaltada a importância da expertise das organizações do Terceiro Setor, que podem orientar as empresas na identificação das necessidades reais das comunidades, assegurando que os esforços de voluntariado sejam direcionados e eficazes.
(Amanda Maciel, do Nota Social)
Mempodera lança newsletter para fortalecer atividades
Empresas tem até 30 de dezembro para destinar doações com dedução fiscal
ONG lança cordões de crachá feitos com resíduos têxteis
Brasil lidera número de povos isolados, mas há lacunas na proteção

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001