
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
O Encontro Nacional do Terceiro Setor (ENATS), aconteceu nos dias 26 e 27 de setembro, em Belo Horizonte – MG, reunindo líderes, profissionais e voluntários de diversas organizações sociais e de iniciativas privadas em um ambiente propício para a troca de experiências e aprendizado.
Neste ano, o tema da 19º edição do evento foi “A força da sociedade civil organizada na garantia dos direitos fundamentais”, e destacou a importância das parcerias entre o setor privado e o Terceiro Setor, promovendo discussões sobre inovação, responsabilidade social e o impacto positivo nas comunidades. Com uma programação voltada a palestras e rodas de conversa, o Enats 2024 foi um ponto de encontro para aqueles comprometidos em transformar a realidade social do país.
O primeiro dia contou com a palestra “O que as empresas e os Programas de Voluntariado Corporativo esperam das parcerias com o Terceiro Setor”, e proporcionou uma reflexão sobre as expectativas e benefícios mútuos dessas colaborações. Os palestrantes enfatizaram que as empresas buscam, por meio do voluntariado, não apenas reforçar sua reputação, mas também envolver seus colaboradores em ações que realmente façam a diferença nas comunidades.
Vivian Ramos, Gerente de Projetos da CDM e idealizadora do Comitê Mineiro de Voluntariado Corporativo, destacou a importância da parceria entre o setor privado e as organizações sociais. “A parceria da iniciativa privada com o Terceiro Setor é fundamental. Ambas enfrentam oportunidades e desafios, e juntas, podem gerar um impacto significativo. O Terceiro Setor tem a função de transformar vidas, promovendo impacto socioambiental e cultural, enquanto a iniciativa privada traz responsabilidade através de investimentos e doação de materiais. Acreditamos no potencial do voluntariado corporativo, onde as empresas mobilizam o tempo de seus profissionais para realmente gerar um impacto dentro de instituições e comunidades”, afirmou.
A roda de conversa também abordou como essas iniciativas podem alinhar-se às estratégias de sustentabilidade das empresas, criando um sentido de propósito e responsabilidade social. Além disso, foi ressaltada a importância da expertise das organizações do Terceiro Setor, que podem orientar as empresas na identificação das necessidades reais das comunidades, assegurando que os esforços de voluntariado sejam direcionados e eficazes.
(Amanda Maciel, do Nota Social)
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
As inscrições para a Chamada Programa Incentivar estão abertas até o dia 16 de maio
Em um mundo onde os desafios não conhecem fronteiras, o voluntariado nos lembra da força do coletivo
Entenda como a escolha e o registro do nome fortalecem a identidade e garantem a legalidade da sua organização
Fale: 11 3251-4482
WhatsApp
redacao@notasocial.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo – SP | CEP 04001-001