
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
O Novo Céu, organização sem fins lucrativos localizada em Contagem, Minas Gerais, atua desde 1991 no acolhimento de crianças, adolescentes e adultos com paralisia cerebral em situação de vulnerabilidade social. A instituição oferece assistência gratuita e integral a cerca de 60 acolhidos, todos com casos considerados graves de paralisia cerebral, condição neurológica que afeta o cérebro e compromete o controle motor.
Muitas crianças e jovens com paralisia cerebral não conseguem permanecer com as suas famílias, seja devido a dificuldades financeiras ou pela necessidade de cuidados especializados. Neste contexto, o acolhimento proporcionado pela organização garante que esses indivíduos tenham uma vida digna e acesso aos cuidados de que necessitam.
Em entrevista realizada com Fernanda Izidoro, Assessora de Comunicação do Novo Céu, ela compartilhou detalhes sobre o dia a dia da ONG, reafirmando a dedicação e o compromisso que orientam cada ação.
Nota Social: Como surgiu a ideia de criar o Novo Céu? Qual foi a motivação inicial?
Novo Céu: Tudo começou em 7 de setembro de 1991, com a fundação do Projeto Assistencial Novo Céu pelo Sr. Abílio Coelho, homem de espírito filantrópico, que tinha o sonho de construir um local no qual crianças com deficiências recebessem assistência integral. Após 7 anos de construção e estruturação, a casa foi inaugurada em 12 de dezembro de 1998, recebendo as primeiras crianças. Desde então, há mais de 30 anos, o Novo Céu desenvolve um reconhecido trabalho de acolhimento institucional de crianças, adolescentes e adultos com paralisia cerebral em situação de vulnerabilidade social, sendo referência neste tipo de atendimento.
Poucos meses após a inauguração da instituição, o Sr. Abílio faleceu, mas o sonho não morreu com ele. Seu propósito de cuidado e valorização da vida foi seguido por seu amigo e companheiro de missão, Sr. Carlos Mirachi, hoje diretor presidente voluntário do Novo Céu.
Nestes anos todos, a casa se mantém com a ajuda de voluntários e doadores que contribuem para que os acolhidos recebam diariamente os cuidados de uma equipe multidisciplinar, formada por pediatra, fisioterapeuta, fonoaudióloga, farmacêutica, dentista, assistente social, nutricionista, técnicas de enfermagem, enfermeira e cuidadores de ala, além de um extenso corpo de profissionais necessários à sua manutenção.
NS: Quais são as principais ações realizadas pela organização?
NC: As principais ações realizadas por esta organização incluem acolhimento e assistência social, reabilitação e terapias, oferecendo serviços de fisioterapia, nutricionista, assistente social, psicólogo e fonoaudiologia, visando melhorar a qualidade de vida e bem-estar dos acolhidos e também, conscientização sobre a causa. Realizamos campanhas de sensibilização sobre a paralisia cerebral buscando reduzir o estigma e promover a inclusão social.
NS: Quais são os principais eventos ou campanhas organizadas pelo Novo Céu ao longo do ano?
NC: Os principais eventos e campanhas realizadas ao longo do ano são:
NS: Quais são os planos futuros da organização?
NC: O Novo Céu tem grandes planos para o futuro, sempre guiados pela missão de cuidar e acolher vidas. Nossa intenção é expandir nossas parcerias, buscando novos aliados que compartilhem do nosso compromisso com a qualidade no atendiemnto de pessoas com paralisia cerebral. Acreditamos que a colaboração é fundamental para aprimorar nossos serviços e proporcionar um acolhimento cada vez mais eficaz e humanizado.
Estamos dedicados a manter e elevar os padrões de qualidade no acolhimento, garantindo que cada pessoa sob nossos cuidados receba o suporte necessário para seu bem-estar. A nossa proposta é clara: cuidar e acolher vidas. Com isso em mente, continuaremos a investir em infraestrutura e capacitação da equipe, sempre buscando as melhores práticas e soluções que possam beneficiar nossos acolhidos.
NS: Quais são as formas de doar para a organização?
O Novo Céu oferece diversas formas de contribuição para quem deseja apoiar a instituição. As doações podem ser feitas de maneira pontual ou recorrente através do site novoceu.apoiar.co, via Pix (Chave: 65.144.784/0001-77), transferências bancárias para o Banco Santander (Agência: 3181, Conta corrente: 13000643-0), ou ainda, diretamente pela conta de luz da Cemig, cadastrando-se pelo WhatsApp (31) 98788-1632.
Também é possível doar itens como roupas, brinquedos, móveis e eletrodomésticos para os bazares solidários da instituição, bastando ligar para (31) 98791-2811. Além disso, são aceitas doações de dietas enterais, fraldas, produtos hospitalares e cestas básicas. Empresas podem se tornar parceiras, contribuindo com doações ou serviços, e voluntários são sempre bem-vindos para ajudar em eventos e atividades. Para informações sobre voluntariado, entre em contato pelo número (31) 97235-1783 ou sobre o FIA pelo (31) 98791-3496.
Para saber mais sobre a atuação do Novo Céu, acesse o site e o Instagram da organização.
(Amanda Maciel, do Nota Social)
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
As inscrições para a Chamada Programa Incentivar estão abertas até o dia 16 de maio
Em um mundo onde os desafios não conhecem fronteiras, o voluntariado nos lembra da força do coletivo
Entenda como a escolha e o registro do nome fortalecem a identidade e garantem a legalidade da sua organização
Fale: 11 3251-4482
WhatsApp
redacao@notasocial.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo – SP | CEP 04001-001