
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
A ONG Mães da Sé, conhecida por seu trabalho em apoio às famílias de desaparecidos no Brasil há mais de 27 anos, lançou recentemente a campanha “T-Search, o #OutfitDaVisibilidade”. A iniciativa busca arrecadar fundos para a organização, por meio da venda de camisetas com fotos de crianças e adolescentes desaparecidos, ao valor de R$170.
Além de ajudar financeiramente a ONG, a proposta tem como objetivo aumentar a visibilidade desses casos. O nome “T-Search” faz um jogo de palavras entre “t-shirt” (camiseta, em inglês) e “search” (busca), destacando a causa por meio da moda.
“No Brasil, temos um dos maiores índices de audiência para TV aberta e redes sociais. Celebridades têm grande visibilidade, mas muitas causas ficam na invisibilidade. A campanha foi pensada para reverter essa situação”, destacou Vitor Elman, co-presidente da Cappuccino, uma das agências envolvidas na ação.
Inspirada em movimentos culturais como as camisetas “bootleg”, que geralmente estampam figuras de ídolos famosos, a T-Search traz um novo enfoque ao colocar os rostos de crianças desaparecidas. “O objetivo é criar uma rede de visibilidade permanente para essa causa”, completou Vitor.
Entre as famílias afetadas está Lilia Lima, mãe de Davi Lima, desaparecido em 2021, na cidade de Itiúba, Bahia. “Meu filho desapareceu em Itiúba, na Bahia, em um trajeto de apenas 300 metros. Desde então, vivo um pesadelo diário, sem respostas das autoridades. Minha expectativa é que essa campanha ajude a encontrar meu filho. Não vou descansar enquanto não tiver respostas”, declarou Lilia. Davi, que tinha 11 anos na época do desaparecimento, é um dos rostos presentes nas camisetas.
A situação dos desaparecidos na Bahia é alarmante. Segundo o Anuário de Segurança Pública 2024, houve 4.529 casos registrados em 2023, um aumento de 19,2% em relação ao ano anterior. A campanha começou com cerca de mil camisetas à venda.
Sobre a ONG Mães da Sé
O Movimento Mães da Sé teve início em 31 de março de 1996, motivado pela dor e pela falta de orientação e apoio que uma mãe, assim como muitas outras no Brasil, enfrentava ao buscar incansavelmente seu filho desaparecido. Com o objetivo de acolher e unir outras mães, além de sensibilizar a sociedade para a gravidade dessa questão, o Movimento Mães da Sé, também conhecido como Associação Brasileira de Busca e Defesa à Criança Desaparecida (ABCD), é uma organização sem fins lucrativos.
A cada 15 dias, essas mães se reúnem nas escadarias da Catedral da Sé, em São Paulo, onde realizam manifestações silenciosas exibindo fotos e cartazes de seus filhos desaparecidos, chamando a atenção do público e das autoridades para o problema dos desaparecimentos no Brasil. O Movimento oferece gratuitamente serviços essenciais que têm possibilitado a localização de pessoas desaparecidas, não apenas no estado de São Paulo, mas em todo o país.
As camisetas podem ser adquiridas através do site oficial da campanha T-Search.
(Amanda Maciel, do Nota Social)
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
As inscrições para a Chamada Programa Incentivar estão abertas até o dia 16 de maio
Em um mundo onde os desafios não conhecem fronteiras, o voluntariado nos lembra da força do coletivo
Entenda como a escolha e o registro do nome fortalecem a identidade e garantem a legalidade da sua organização
Fale: 11 3251-4482
WhatsApp
redacao@notasocial.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo – SP | CEP 04001-001