ONG lança cordões de crachá feitos com resíduos têxteis


O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) suspendeu o edital de credenciamento para operadoras de turismo de observação de baleias embarcado na Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, em Santa Catarina. A decisão foi tomada após uma ação civil pública movida pela Sea Shepherd Brasil, em parceria com a ACAPRA Direitos Animais, na busca por proteger as baleias-francas.
O TRF4 reconheceu a importância de regulamentar rigorosamente o turismo embarcado para garantir a proteção das baleias-francas e de seu habitat. A medida da organização ambiental pretende evitar que atividades turísticas prejudiquem a recuperação da população das baleias, classificadas como “Em Perigo” no livro vermelho de fauna brasileira ameaçada de extinção. A APA da Baleia Franca é uma área para a conservação delas, que utilizam o local como área de reprodução e berçário.
Durante a temporada de reprodução, as baleias são extremamente sensíveis a distúrbios, e a presença de embarcações pode causar estresse e afastá-las de áreas críticas para sua sobrevivência. A ação civil pública promovida pela ONG alerta que o turismo embarcado, se não for rigidamente regulado, representa um risco significativo para a espécie, podendo comprometer a recuperação da população na região.
Após a suspensão do edital, a Sea Shepherd Brasil pede para que as autoridades responsáveis avaliem uma maneira de dar continuidade ao turismo sem afetar as baleias. “Agora, cabe ao IBAMA e ao ICMBio tomar as medidas necessárias para proteger esse patrimônio natural inestimável e garantir que o turismo na região seja compatível com a conservação das baleias-francas”, disse a organização em seu site oficial.
Para saber mais sobre a atuação da ONG, acesse: https://seashepherd.org.br/.
(Rafaela Eid, do Nota Social)
ONG lança cordões de crachá feitos com resíduos têxteis
Brasil lidera número de povos isolados, mas há lacunas na proteção
ONG amplia acervo com obra acessível de bell hooks
SP Invisível promove ceias para pessoas em situação de rua

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001