
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
A ReforAMAR, uma organização dedicada a promover dignidade através de reformas em lares, comemora seis anos de atuação neste mês de julho. Fundada em 2018 pela engenheira civil Fernanda Silmara, a ONG nasceu com o objetivo de transformar vidas, inicialmente como um projeto informal que rapidamente ganhou notoriedade e apoio de voluntários comprometidos com propósito de transformar vidas através de reformas em casas e organizações da sociedade civil em situação de vulnerabilidade.
Fernanda Silmara, inspirada pelo tio que doou sua mão-de-obra, usou uma bolsa de estudos conquistada no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) para reformar sua própria casa em 2017. Essa experiência pessoal foi a semente que germinou na criação da ReforAMAR.
A primeira beneficiada pelo projeto foi Dona Leila, residente do bairro Alecrim, em Natal, que em 2018 viu sua casa transformada. “Foi uma maravilha, eu não esperava. Minha casa estava muito feia e depois que a ReforAMAR veio ficou linda”, relata emocionada.
Em 2019, a ReforAMAR expandiu significativamente, com a reforma de oito lares em Natal, graças ao aumento no número de voluntários. Durante a pandemia de Covid-19, em 2020, a ONG enfrentou desafios devido às medidas de isolamento, mas manteve seu compromisso social com ações emergenciais e solidárias, além de inaugurar sua sede, consolidando-se como uma instituição formal.
Em 2021, a ReforAMAR obteve o registro oficial como Organização da Sociedade Civil (OSC), o que permitiu a ampliação de suas atividades, recebimento de doações e oferta de capacitações na área da construção civil. A maturidade do projeto foi evidente em 2022, quando expandiram suas atividades além das reformas de lares, buscando novas formas de promover dignidade e bem-estar.
No ano seguinte, a parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Norte (CAU-RN) resultou no projeto “São Gonçalo Acessível”, que reformou uma praça e 10 casas em São Gonçalo do Amarante.
O reconhecimento pelo trabalho da ReforAMAR veio em 2024, quando a Prefeitura de Natal declarou a ONG como entidade de utilidade pública, além de receber o selo ONG Verificada pela Certificadora Social.
Em seis anos, a ReforAMAR contabiliza a reforma de mais de 40 lares e instituições, com o apoio de 900 voluntários, realizando 60 ações sociais e impactando mais de 5 mil vidas. “Como profissional da arquitetura pude desenvolver habilidades e competência que não vi na faculdade. Sinto que consegui aplicar meus conhecimentos para mudar a realidade do mundo, ajudando a transformar lares de famílias carentes. É gratificante”, afirma Diego Barreto, voluntário da organização há dois anos.
(Amanda Maciel, do Nota Social)
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
As inscrições para a Chamada Programa Incentivar estão abertas até o dia 16 de maio
Em um mundo onde os desafios não conhecem fronteiras, o voluntariado nos lembra da força do coletivo
Entenda como a escolha e o registro do nome fortalecem a identidade e garantem a legalidade da sua organização
Fale: 11 3251-4482
WhatsApp
redacao@notasocial.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo – SP | CEP 04001-001