
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), se une a Gerdal para disponibilizar 100 Unidades Habitacionais de Emergência, que vão beneficiar até 600 pessoas afetadas pelas chuvas na região metropolitana de Porto Alegre (RS). A ação é parte do fundo aberto pela ONG Gerando Falcões para captação de recursos direcionados a reconstrução de habitações no estado gaúcho.
As casas modulares, cujos modelos são usados desde 2015 pela ACNUR, abrigam de 4 a 6 pessoas da mesma família. As instalações, que foram testadas em laboratório e no campo para aguentarem diferentes situações climáticas, possuem cerca de 18m², com altura de 2,83m, largura de 3,32m e comprimento de 5,68m e uma vida útil de até cinco anos. As casas são equipadas com iluminação LED e um sistema de ancoragem que garante estabilidade a residência temporária, e cada unidade pesa aproximadamente 161 kg, aguentando ventos de até 65 km/h. Os abrigos são montados em até 6 horas por equipes treinadas e a estrutura é composta por aço leve e conta com teto, divisórias de parede, portas e janelas, além de revestimento do piso.
Equipe do ACNUR em operação no Rio Grande do Sul © Ricardo Ara/ACNUR
Davide Torzilli, representante do ACNUR no Brasil, declara sobre as ações da ACNUR. “Como organização humanitária com mais de 70 anos de atuação em emergências, o ACNUR ofereceu sua experiência e capacidade técnica à disposição da resposta nacional e estadual a essa tragédia climática sem precedentes no país. O apoio da Gerdau vem fortalecer o resultado de nossa atuação e demonstra a confiança em nosso trabalho e nas soluções que promovemos para proteger as pessoas impactadas”.
Nina Rentel, Diretora de Tecnologias Sociais da Gerando Falcões reitera: “Somos gratos por poder oferecer auxílio ao Rio Grande do Sul neste momento delicado. É importante que todos que tenham expertises e capacidades para apoiar nas fases emergencial e de reconstrução das cidades atingidas atuem em conjunto para garantir as melhores soluções possíveis. Por isso, reunimos diferentes atores sociais nessa causa, desde representantes do poder público até organizações privadas e a nossa rede da Gerando Falcões”.
Além das Unidades Habitacionais de Emergência, a parceria entre Gerdau, ACNUR e Gerando Falcões inclui a capacitação e apoio técnico às autoridades locais para definição de protocolos de proteção a grupos vulneráveis e de ajuda humanitária, bem como para construção de infraestrutura em espaços de abrigamento provisório e entrega de itens de necessidade básica, como colchões, cobertores, roupas, lonas, água e kits de higiene. Para as empresas que gostariam de fazer parte desta ação, o e-mail do ACNUR é brabrparcerias@unhcr.org.
A Gerando Falcões é um ecossistema de desenvolvimento social que atua para acelerar o poder de impacto de líderes de favelas de todo país que possuem um sonho em comum: colocar a pobreza das favelas no museu. Seu foco são iniciativas transformadoras, capazes de gerar resultados de longo prazo. O projeto entrega serviços de educação, desenvolvimento econômico e cidadania e executa programas de transformação sistêmica em comunidades, como o Favela 3D.
A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) é uma organização dedicada a salvar vidas, proteger os direitos e garantir um futuro digno a pessoas que foram forçadas a deixar suas casas e comunidades devido a guerras, conflitos armados, perseguições ou graves violações dos direitos humanos. Presente em 135 países, o ACNUR atua em conjunto com autoridades nacionais e locais, organizações da sociedade civil e o setor privado para que todas as pessoas refugiadas, deslocadas internas e apátridas encontrem segurança e apoio para reconstruir suas vidas.
Fonte: ACNUR
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
As inscrições para a Chamada Programa Incentivar estão abertas até o dia 16 de maio
Em um mundo onde os desafios não conhecem fronteiras, o voluntariado nos lembra da força do coletivo
Entenda como a escolha e o registro do nome fortalecem a identidade e garantem a legalidade da sua organização
Fale: 11 3251-4482
WhatsApp
redacao@notasocial.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo – SP | CEP 04001-001