Encontro da ABCR em Salvador debate captação com recursos livres


A partir de junho – mês que é celebrado a Semana Nacional do Migrante e do Refugiado, entre os dias 19 e 23 de junho -, a OIM, Agência da ONU para as Migrações, e a Fundação Dom Cabral (FDC) ampliam sua parceria para capacitação e desenvolvimento de pessoas refugiadas e migrantes no Brasil. A ação se insere no âmbito do projeto “Oportunidades: integração socioeconômica de migrantes no Brasil”, da OIM, que já apoiou mais de 37 mil beneficiários diretos desde seu início (em dezembro de 2019).
A capacitação que aconteceu inicialmente em Roraima, com cerca de 100 venezuelanos, agora será estendida para pessoas de outras nacionalidades – Cuba, Colômbia, Argentina e países de língua espanhola -, que poderão acessar o conteúdo online de educação empreendedora. O projeto “Oportunidades” tem como objetivo assegurar acesso a meios de subsistência sustentáveis e oportunidades de emprego e apoia a Estratégia de Interiorização realizada pela Operação Acolhida, resposta humanitária do Governo do Brasil frente ao fluxo de pessoas da Venezuela.
A ideia é que a plataforma do Pra>Frente Play, da FDC, sirva tanto para a capacitação online quanto para algumas presenciais. Na plataforma online Pra>Frente Play, a Fundação Dom Cabral oferece aulas que buscam capacitar nano e microempreendedores em Gestão e Empreendedorismo. A plataforma, lançada em 2021, possibilita uma jornada de aprendizagem e desenvolvimento de competências do empreendedor.
Para alcançar as pessoas refugiadas e migrantes hispanofalantes que possuem o desejo de empreender no Brasil, mas encontram barreiras de idioma e conhecimento, o conteúdo do portal foi traduzido para o espanhol em 2023 em parceria com a OIM. Assim, passou a apoiar venezuelanos e venezuelanas nas principais dúvidas na hora de gerar negócios. Com a utilização de vídeos, podcasts e ebooks, a plataforma possui navegabilidade acessível e otimizada, funcionalidades simples e jornadas individualizadas, acessíveis em quatro séries: “Turbine seu negócio”, “Vender mais e melhor”, “Superando desafios” e “Sua caixa sob controle”.
Na primeira etapa, o curso atendeu 97 pessoas, a maioria indígenas venezuelanos das etnias Warao, Kariña, Pemón e Eñepa que estavam em abrigos federais de Boa Vista (RR). As aulas aconteceram no espaço da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), em Boa Vista (RR), equipada com computadores para uso individual e com apoio dos monitores da OIM, que auxiliam com o cadastro na plataforma e eventuais dúvidas. Agora, a ideia é que migrantes e refugiados de outras nacionalidades também possam acessar o conteúdo com apoio dos monitores em outros locais. As próximas turmas serão em Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Conde (PB).
Segundo a vice-presidente de Educação Social da FDC, Ana Carolina de Almeida, ao oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal, o projeto ajuda estas pessoas a criar e administrar seus próprios negócios, além de fortalecer a própria a economia brasileira. “É uma alegria ampliar este projeto com a OIM e atender mais migrantes e em outras localidades brasileiras”, completa.
Para Alejandrina, 72 anos, o aprendizado foi fundamental para quem está em um novo país e deseja empreender. “Como indígena que chegou no Brasil, é importante esse curso porque nos coloca em contato com a comunidade local. Assim, sabemos como se vende e, sobretudo, como gerar recursos, permitindo que nossos talentos, que passam de geração a geração, tenham espaço por aqui”, complementa.
“A parceria com a Fundação Dom Cabral está nos possibilitando ampliar as atividades de integração econômica não só em Boa Vista, mas em todo o país. As capacitações vão apoiar os venezuelanos e outros migrantes a desenvolverem seu potencial e a contribuir com o desenvolvimento das comunidades de acolhida”, destaca o Chefe de Missão da OIM, Stéphane Rostiaux.
Sobre a OIM
Estabelecida em 1951, a OIM, Agência da ONU para as Migrações, é o principal organismo intergovernamental no campo da migração. Contando com 175 Estados-membros, 8 Estados observadores e escritórios em mais de 170 países, a OIM dedica-se a promover uma migração humana e ordenada para o benefício de todas as pessoas. Para isso, apoia pessoas migrantes ao redor do mundo, desenvolvendo respostas efetivas para as dinâmicas mutáveis da migração e aconselhando sobre políticas e práticas da migração.
Sobre a Fundação Dom Cabral
A FDC é uma escola de negócios brasileira com mais de 47 anos, que ocupa, nos Rankings de Educação Executiva 2024 do Financial Times, a 5ª posição, no mundo, em Programas Abertos, que são oferecidos para indivíduos, e a 10ª em Programas Customizados, que são desenvolvidos para empresas Oferece uma abordagem educacional diferenciada: o UNI(CO), que cria experiências consistentes, contínuas e com impacto positivo em seus três pilares de atuação: Educação Executiva, Acadêmica e Social para pessoas, organizações e o mundo. Consegue combinar em sala de aula: inteligência com afetividade, rigor científico com aplicabilidade e desempenho com progresso social, mostrando o seu jeito de fazer educação.
(Assessoria de Imprensa)
Encontro da ABCR em Salvador debate captação com recursos livres
ONG intensifica ações contra trabalho infantil no carnaval
Mentoria fortalece gestão de ONGs da Grande SP
Campanha “Não é não!” conscientiza população sobre assédio no carnaval

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001