Encontro da ABCR em Salvador debate captação com recursos livres


O Coletivo Pretas do Impacto, criado em maio de 2024 por Stellinha Moraes e Daiany França, nasceu para fortalecer a presença e influência de mulheres negras no Terceiro Setor e no setor de impacto socioambiental, promovendo equidade de oportunidades e o reconhecimento de suas contribuições. O primeiro projeto do coletivo já pode ser conferido no Spotify: o “Pretas do Impacto Podcast”, disponível desde o dia 13 de maio.
Segundo o Censo GIFE 2022-2023, as pessoas negras representam apenas 7% dos membros de conselhos deliberativos e gerenciam somente 17% dos recursos movimentados por institutos, fundações e fundos filantrópicos. Para a Folha de S. Paulo, Stellinha Moraes escreveu que as mulheres negras são a principal força de trabalho no setor, mas seguem não sendo reconhecidas. “Há uma contradição nisso, já que mulheres negras são a principal força de trabalho do cuidado no terceiro setor, segundo pesquisa da Phomenta de 2023. Temos lutado e conquistado mais espaço e visibilidade, porém seguimos ganhando menos que homens brancos e mulheres brancas nesse segmento”, afirmou.
É neste contexto que o Coletivo Pretas do Impacto busca atuar para aumentar a representatividade das mulheres negras que atuam nas organizações, além de amplificar a presença delas como palestrantes e participantes em eventos, destacando suas vozes e experiências. Também, tem o objetivo de desenvolver uma rede de apoio e mentorias que as empodere, oferecendo recursos para seu crescimento profissional e pessoal, combater estereótipos e preconceitos para melhorar a percepção sobre as capacidades e contribuições das mulheres negras e dar visibilidade a elas a fim de inspirar e motivar outras a seguirem seus passos.
O primeiro projeto do coletivo é o “Pretas do Impacto Podcast”, disponível no Spotify. O podcast estreou com uma entrevista de Tuany Nascimento, fundadora da organização Na Ponta dos Pés, que, desde 2012, utiliza arte, cultura e educação para formar jovens e crianças. Para conferir os próximos passos da associação, siga as redes @pretasdoimpacto.
(Rafaela Eid, do Nota Social)
Encontro da ABCR em Salvador debate captação com recursos livres
ONG intensifica ações contra trabalho infantil no carnaval
Mentoria fortalece gestão de ONGs da Grande SP
Campanha “Não é não!” conscientiza população sobre assédio no carnaval

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001