ONG lança cordões de crachá feitos com resíduos têxteis


Nos dias 04 e 05 de junho, a ActionAid promoverá o “Seminário Racismo Ambiental” das 09h30 às 17h (horário de Brasília), no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, no Flamengo, Zona Sul do Rio. Em 2024, a ActionAid celebra 25 anos de atuação no Brasil, impactando mais de 2.400 comunidades em prol da justiça social, equidade de gênero e étnico-racial e o fim da pobreza por meio de parcerias com outras organizações e movimentos sociais.
O encontro debaterá o tema Racismo Ambiental, ainda pouco conhecido pela população. Durante o seminário, pautas como insegurança alimentar e mulheres negras; mobilidade urbana e ocupação das cidades; tecnologias sociais e políticas públicas para questões climáticas, ambientais e agrárias serão discutidas. A agenda tem como objetivo fortalecer a articulação e os diálogos entre as organizações comunitárias, instituições, setor privado e movimentos sociais de comunidades rurais e urbanas.
Apenas 24% da população sabe o que é ou já ouviu falar em Racismo Ambiental, de acordo com a pesquisa “Percepções sobre Racismo no Brasil”, realizada pelo Projeto SETA e o Instituto de Referência Negra Peregum ao IPEC. A recente tragédia climática no Rio Grande do Sul evidencia a necessidade de amadurecimento e de debates sobre o tema, pois áreas historicamente marginalizadas enfrentam mais riscos e dificuldades para se reerguerem devido à falta de suporte do poder público.
Junior Aleixo, Especialista de Justiça Climática na ActionAid ressalta a importância de uma educação antirracista integrada ao ensino ecológico para combater as mudanças climáticas de maneira eficaz. “Embora a conceituação do racismo ambiental seja relativamente recente, práticas, políticas e ações relacionadas às questões ambientais que tenham uma ligação direta com a luta por justiça racial são fundamentais. O enfrentamento por justiça social e ambiental é uma luta histórica por igualdade racial, tendo em vista o nosso processo de colonização e escravização de populações negras e indígenas”, comenta.
Para acessar a transmissão gratuita , acesse o link: https://www.youtube.com/@EBCnaRede
(Amanda Maciel, do Nota Social)
ONG lança cordões de crachá feitos com resíduos têxteis
Brasil lidera número de povos isolados, mas há lacunas na proteção
ONG amplia acervo com obra acessível de bell hooks
SP Invisível promove ceias para pessoas em situação de rua

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001