
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
Em meio à maior tragédia climática vivida pelo Rio Grande do Sul, a solidariedade se manifesta de diversas formas. Em Caxias do Sul, a fotógrafa Rafaela Bins tem capturado imagens dos animais resgatados pelo Instituto Patinhas, uma das muitas ONGs dedicadas à causa animal.
As fotos buscam facilitar o reencontro dos animais com seus tutores, ou encontrem novos lares. Ela conta a história dos cães e gatos que, assim como os gaúchos, carregam as marcas da tragédia. O trabalho começou há cerca de duas semanas, após Rafaela ser contactada por uma amiga voluntária no instituto. A preocupação com aqueles que não reencontrarão seus donos a impulsiona a continuar fotografando, na esperança de que possam ser adotados.
O Instituto Patinhas, com o apoio voluntário de Rafaela, já resgatou 55 cães e cinco gatos, principalmente nas cidades de Canoas, Cruzeiro do Sul e Roca Sales. Um cachorro também foi resgatado em Galópolis, um dos bairros mais afetados de Caxias do Sul. A Universidade de Caxias do Sul (UCS) e três veterinários particulares têm auxiliado nos cuidados dos animais, que são mantidos em um pavilhão emprestado por dois meses. Após a liberação médica, os animais vão para lares solidários, uma iniciativa que, segundo a presidente Natiele Gomes, tem tido mais sucesso devido à comoção causada pelas enchentes.
Para ajudar na localização dos tutores, o instituto publica fotos e informações dos animais nas redes sociais. Se os tutores não aparecerem em 30 a 45 dias, os animais são colocados para adoção.
No ano passado, a ONG resgatou 40 cães das regiões de Roca Sales, Lajeado e Muçum, conseguindo devolver metade deles aos seus donos. Muitos animais se perderam quando seus tutores tiveram que fugir rapidamente das enchentes. Além dos cuidados médicos, a ONG também pede doações de rações e contribuições financeiras, e está doando comida para as pessoas afetadas pelas enchentes.
Doações para a instituição podem ser feitas através do Pix: 43563779000166 (CNPJ).
Para saber mais sobre a organização ou entrar em contato, acesse a página no Instagram @institutopatinhascaxias.
(Amanda Maciel, do Nota Social)
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
As inscrições para a Chamada Programa Incentivar estão abertas até o dia 16 de maio
Em um mundo onde os desafios não conhecem fronteiras, o voluntariado nos lembra da força do coletivo
Entenda como a escolha e o registro do nome fortalecem a identidade e garantem a legalidade da sua organização
Fale: 11 3251-4482
WhatsApp
redacao@notasocial.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo – SP | CEP 04001-001