Encontro da ABCR em Salvador debate captação com recursos livres


Por meio de demarcações territoriais, intervenções com grafite e também da inserção de pins e alfinetes no Google Sreet Views, a SP Invisível criou o programa Terra dos Invisíveis, município fictício criado pela organização a fim de dar visibilidade e assistência à população em situação de rua, na cidade de São Paulo – SP.
Aproximadamente 65 mil indivíduos ocupam a área e não tem moradia na capital paulista, de acordo com o Polo da Cidadania da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Dentre os principais problemas que assolam este grupo, estão: desemprego, problemas familiares, alcoolismo e drogas.
Cerca de 85% dos indivíduos sem moradia em São Paulo, são homens. E cerca de 7% do total de pessoas vivem em situação de rua com a família, segundo relatório do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), publicado em 2023. Quanto ao trabalho, aproximadamente 15,5% são autônomos ou conseguem fazer bicos para se sustentarem.
A organização conta também com programas de distribuição de refeições. Ela atende cerca de 50.000 pessoas e no ano de 2023, foram mais de 56 mil marmitinhas compartilhadas. Além disso, é criadora da jornada de emancipação, que consiste em capacitar pessoas em situação de vulnerabilidade social que já foram alocadas em centros de acolhimento. Em 2024, o programa pretende formar quatro turmas, de 25 alunos cada uma.
Para saber mais sobre o trabalho da SP Invisível, acesse: www.spinvisivel.org.
(Amanda Maciel, da Agência Pauta Social)
Encontro da ABCR em Salvador debate captação com recursos livres
ONG intensifica ações contra trabalho infantil no carnaval
Mentoria fortalece gestão de ONGs da Grande SP
Campanha “Não é não!” conscientiza população sobre assédio no carnaval

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001