Que empreender têm muito mais a ver com modelo de comportamento do que com CNPJ isso já estamos carecas de saber, não é mesmo? Mas o que empreendedorismo têm a ver com o processo de adquirir novos hábitos alimentares? TUDO!
Vamos lá: por experiência própria, passei por um processo de mudança de comportamento em relação à comida. E confesso que não foi fácil.
Toda a sua mente e o seu corpo que estavam acostumados a seguir um determinado caminho (que era o mais fácil até então, (pois foi isso que você trilhou por anos e anos e condicionou a sua mente e seu corpo a seguir), e de repente seu cérebro se vê “obrigado” (inicialmente forçado) a optar por novas escolhas e tudo que é “novo” causa uma certa estranheza até virar “algo velho”, digo, repetido, inserido na sua rotina. Mas qual a graça da vida se não tivermos desafios, não é?
Por aqui não queremos mais do mesmo, e sim mais do novo…. Mas para virar hábito é preciso muita disciplina! E disciplina é uma característica dos empreendedores. Se você não têm disciplina a sua vida é como o refrão da música do zeca: “(…) vida leva eu”….
Nessa busca por uma saúde duradoura e longeva, percebi também como somos propensos a nos influenciar pelos outros, principalmente advindos das redes sociais e que propagam um estilo de vida “saudável” de forma fácil (pois ganham a maioria dos produtos – e tudo mais, então não tem como ser muito difícil!). Dá vontade de perguntar: saúde virou moda agora? sua vida é só “malhar”? o que mais você faz além de cuidar o dia inteiro do cabelo e do corpo? qual a sua profissão além de ganhar produtos, comida e roupas, acessos e descontos, e posar de roupa nova todo dia? Além do dinheiro que essa “profissão” proporciona, sempre foi seu sonho “trabalhar” assim?
Mas como somos educados apenas observamos de longe até onde isso vai dar… e voltamos para a tão falada disciplina, que nessa minha busca por uma melhor versão de mim mesma identifiquei três fatores essenciais para quando optamos por alterar algum “código” na nossa vida/rotina:
- Equilíbrio: Assim como no mundo empresarial, onde você precisa tirar um tempo para cuidar da sua família, do seu corpo e da sua mente, no mundo da “vida saudável” e da reeducação alimentar, também é preciso moderação, ou seja, não seja radical demais! De nada adianta você ficar dois dias se proibindo de todas as comidas se no terceiro dia você ataca tudo. Você pode comer sim, desde que tenha moderação e parcimônia.É preciso equilibrar o velho hábito com o novo hábito. Até que tudo vire rotina e você pense e faça automaticamente, mas para que isso aconteça vai demorar algum tempo, então não se puna, não se martirize, não “bata” em você mesmo! Apenas tenha cautela e paciência nas escolhas.
- Regularidade: O empreendedor precisa estar constantemente estudando e se atualizando. Com a velocidade que as informações percorrem nosso dia a dia, é preciso tentar acompanhar as notícias essenciais e úteis para não ficar parado. A leitura também é uma ótima opção para adquirir novas formas de pensar e estimular a criatividade. Também é assim quando você muda os seus hábitos alimentares. Você precisa se cercar de bons profissionais que irão disponibilizar às melhores informações, e praticar todos os dias um pouquinho. Se hoje não deu, amanhã você tenta, se hoje errou, amanhã segue o barco. O importante é não parar e não desistir de você!
- Disciplina: O empresário sem disciplina ficará perdido. É um mundão de coisas para resolver durante um dia, e se não tiver planejado como seu dia será e o que irá fazer, poderá deixar coisas importantes para trás. É um conjunto: Foco (nos objetivos) + Persistência (nos erros – para aprendizado e acertos – para evolução) + Disciplina (planejamento e execução) = Hábito. É fácil? Não, é muito difícil. Para virar hábito você precisa praticar todos os dias até virar algo natural e fazer parte da sua rotina. E precisará colocar na sua agenda (como lembrete) até, como já dito anteriormente, virar uma ação “normal”/rotineira.
Tente começar um novo desafio na sua vida. Escolha uma área que a tempos queira mudar e planeje seus objetivos. Trace às metas e mãos a obra. Já pensou como será entediante se você fizer as mesmas coisas por muito mais tempo na sua vida? Se não tiver mudanças e novas experiências para contar? Eu não quero ser assim como sou para sempre, quero sempre estar mudando, assim eu sinto e vivo com sabor, com tesão. Com certeza se você se dedicar os pequenos resultados virão, ah, e quando vierem valorize e comemore, é como diz o ditado popular: “a rapadura é doce mas não é mole.”
Desejo um excelente início de ano!
Abraços.