Encontro da ABCR em Salvador debate captação com recursos livres


De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, realizada em 2023 pelo Ministério da Saúde em parceria com a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), aos 5 anos, 49,2% das crianças apresentam dentes cariados. Aos 12, a proporção chega aos 51%, enquanto dos 15 aos 19 anos, 67% dos examinados têm cáries.
Esses dados são considerados alarmantes, pois um dos principais motivos para estatísticas deste tipo é a falta de acesso e de orientação a respeito da higiene bucal justamente na infância, período crucial para o futuro da saúde bucal do indivíduo, pois é o momento em que os hábitos de cuidados com a saúde devem começar a se formar.
Diante dessa realidade, a ONG Turma do Bem realiza por meio de dentistas voluntários de todo o Brasil, e com o apoio de marcas mantenedoras, ações sociais em escolas que envolvem palestras e orientações básicas de higiene bucal.
“Em algumas dessas ações, fazemos a entrega de kits de higiene bucal. Nesses casos, realizamos a orientação de limpeza oral, já que muitos dos avaliados não fazem o uso adequado dos itens recebidos e às vezes nunca tiveram acesso ao fio dental”, comenta Amanda Monteiro, Diretora da Turma do Bem.
Em todas as iniciativas são realizadas avaliações para os interessados, com idades entre 11 e 17 anos. Amanda explica que a triagem visa verificar a condição bucal dos jovens e, se estiverem dentro do perfil do projeto – que inclui graves problemas bucais, baixa renda e a faixa etária mencionada -, o jovem selecionado é encaminhado para o dentista voluntário mais próximo de sua residência. Além disso, é feita uma orientação básica sobre a condição odontológica do jovem avaliado.
Amanda ressalta a importância do ambiente escolar como parte fundamental na educação sobre saúde bucal. “A escola é um espaço social ideal para a execução de programas deste tipo, pois nela estão reunidas crianças com idades adequadas para participar de ações educativas e preventivas, adquirindo aprendizados que elas levarão para sempre. Além disso, ali é unificado o objetivo comum de professores, dentistas, cuidadores e pais de promover os cuidados em todos os ambientes em que crianças e adolescentes estão inseridos”.
A Turma do Bem possui três programas fixos e correlacionados, sendo o Dentista do Bem, Apolônias do Bem e Psicólogos do Bem, além de diversos outros projetos. Com mais de 20 anos de existência, conta com mais de 18 mil dentistas atuando em 12 países e já impactou mais de 82 mil jovens.
Como uma de suas parceiras mantenedoras está a Kess, marca brasileira de produtos voltados para higiene bucal que desde 2019, os disponibiliza aos dentistas credenciados para que sejam distribuídos a todos, mesmo que não haja sequência de atendimento odontológico em consultório, durante as ações realizadas em parceria com a Turma do Bem. Dessa forma, a marca ajuda a impactar as crianças que não foram selecionadas para o projeto.
Sobre Kess
Kess é uma marca de escovas e fios dentais. São produtos de qualidade, práticos e acessíveis para todos os brasileiros. A missão de Kess é diferente de qualquer outra marca do segmento porque Kess acredita no poder da voz e incentiva o cuidado bucal para que todo mundo tenha, além de uma boca saudável, a confiança para se expressar em volume máximo! Em 2019, Kess relança seu portfólio com novos modelos e novas embalagens, lança seu instagram @kess.oficial e assume o compromisso social de ser uma das empresas mantenedoras da ONG Turma do Bem, a maior rede de voluntariado especializado do mundo.
Sobre a Turma do Bem
A Turma do Bem gerencia a maior rede de voluntariado especializado do mundo, contando com mais de 18 mil dentistas atuando em 12 países. Oferece atendimento odontológico gratuito à população de baixa renda em condição de vulnerabilidade social e com graves problemas bucais, focando em dois públicos principais: jovens de 11 a 17 anos e mulheres vítimas de violência de gênero que tiveram a dentição afetada. Em 20 anos, impactou mais de 82 mil jovens e 1100 mulheres. Conheça mais em turmadobem.org.br/.
(Assessoria de Imprensa)
Encontro da ABCR em Salvador debate captação com recursos livres
ONG intensifica ações contra trabalho infantil no carnaval
Mentoria fortalece gestão de ONGs da Grande SP
Campanha “Não é não!” conscientiza população sobre assédio no carnaval

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001