Manual do ICCI aposta na cultura como ferramenta pela democracia


No terceiro dia do Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica (FIFE), em Belo Horizonte (MG), os debates se concentraram em temas econômicos, como gestão financeira, estratégias de captação de recursos e eliminação de despesas, entre outros assuntos relevantes para o Terceiro Setor.
Danilo Ferraz destacou a importância de as ONGs superarem barreiras culturais em relação ao dinheiro, além de oferecer dicas práticas para negociação, rentabilização de caixa e valorização do capital humano.
Já Alessandra Peixoto e Marina Horta apontaram o caminho das pedras para o fortalecimento das organizações sociais no relacionamento com investidores. Elas enfatizaram a importância da comunicação transparente, o acompanhamento dos projetos e a prestação de contas de forma transparente e profissional como forma de estabelecer parcerias duradouras e ampliar a rede de apoiadores.
Na mesma linha, Fernando Nogueira apresentou estratégias de captação de recursos, utilizando dados para embasar suas recomendações à plateia. Ele destacou a necessidade de interpretar os números disponíveis sobre o terceiro setor no Brasil para otimizar o planejamento para a captação, contribuindo com a conscientização sobre a importância dos dados nesse segmento.
O evento também tratou das mudanças no Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil e do uso de conceitos como Environmental, Social and Governance (ESG) para fortalecer o Terceiro Setor. Palestras sobre voluntariado e o uso da Inteligência Artificial na comunicação foram pontos adicionais de destaque no FIFE 2024, refletindo a diversidade dos temas do FIFE, com Ricardo Ravagnani e Adriana Souza Silva, respectivamente.
(Agência Pauta Social)
Manual do ICCI aposta na cultura como ferramenta pela democracia
Guia organiza atendimento integrado a vítimas de violência
Fórum Paulista do Terceiro Setor recebe inscrições
ONG realiza 3ª edição do Prêmio Memória e Resistência

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001