Live aborda relação entre cartórios e Terceiro Setor


Com o objetivo de apurar o número de candidaturas LGBTI+ e de pessoas aliadas à causa nas Eleições Municipais de 2024, a Aliança Nacional LGBTI+, através do Programa Voto com Orgulho, iniciou o cadastramento de pré-candidaturas a vereança e a prefeitura das cidades brasileiras. Neste primeiro boletim de apuração parcial das pré-candidaturas cadastradas, temos um total de 150 pré-candidaturas, sendo 132 pessoas LGBTI+ e 18 pessoas aliadas à causa.
Das 150 pessoas pré-candidatas, 147 são para vereança e 03 para prefeita/o. Das pré-candidaturas cadastradas até agora, o estado de São Paulo é o que possui o maior número com 34, seguido do Rio de Janeiro com 22 e do Paraná com 14. Os estados de Minas Gerais e Pernambuco aparecem cada um com 9. Já o Rio Grande do Sul conta 10 pré-candidaturas e a Paraíba registra 6. Os estados da Bahia, Ceará e Santa Catarina, cada um, aparece com 5. Os estados de Alagoas, Espírito Santo, Mato Grosso, Piauí e Rio Grande do Norte, cada um, registra 4 pré-candidaturas e o Maranhão aparece com 3. Por fim, os estados do Pará, Goiás e Sergipe, cada um conta com 2 pessoas pré-candidatas e Amazonas e Tocantins, cada um, com apenas 1 pré-candidatura.
Em relação a identidade de gênero das pessoas cadastradas 44% são mulheres, entre as 66 pré-candidatas, 28 são mulheres cis e 38 são mulheres trans e travestis; homens cis totalizam 69 pré-candidatos. Temos ainda 1 homem trans como pré-candidato e 14 pessoas não bináries. Das mulheres trans, 03 se declaram pessoas intersexo. Entre as pessoas não binárias, 02 também se declararam intersexo.
No tocante a identidade sexual das pré-candidaturas identificamos 63 gays, 16 bissexuais, 17 lésbicas, 6 pansexuais, 2 assexuais, além de 46 pessoas heterossexuais – sendo destas: 29 mulheres trans, 15 pessoas cis aliadas, 01 homem trans e 01 pessoa não binária.
No marcador raça/cor, as pessoas negras (pretas e pardas) lideram o ranking com 52,7%, sendo 79 pré-candidaturas. Já pessoas brancas possuem 66 pré-candidaturas, pessoas indígenas com 2, amarelas com 2 e pessoa cigana com 1.
Quanto a escolaridade, apuramos que 94 pessoas têm curso superior completo, 27 superior incompleto, 22 ensino médio completo, 5 ensino médio incompleto, 1 ensino fundamental completo e 1 fundamental incompleto. Das pessoas cadastradas com curso superior, 28 tem especialização, 14 mestrado e 5 doutorado.
Das pré-candidaturas cadastradas 46 são filiadas/os/es ao PT, 25 PSOL, 18 PDT, 13 Rede Sustentabilidade e PSB, 13. Dos demais partidos: 05 PV, 06 Podemos, 04 Cidadania, 04 Progressistas, 05 MDB, 03 PCdoB, 02 PSDB, 02 Solidariedade e com apenas 1 pré-candidatura Republicanos, AGIR, União Brasil e Partido da Mulher Brasileira (PMB).
Do ponto de vista político-ideológico, 94 se identificam de esquerda, 33 centro-esquerda, 12 centro, 7 extrema-esquerda, 2 direita e 2 de centro-direita.
De acordo com o diretor de Políticas Públicas da Aliança Nacional LGBTI+ e coordenador geral do Programa Voto Com Orgulho, Cláudio Nascimento, “esse primeiro boletim nos dá uma dimensão do quanto a comunidade LGBTI+ vem aumentando a sua participação política e buscando ampliar a representatividade no poder legislativo, especialmente. Vamos acompanhar e apoiar este movimento que vem se capilarizando nas cidades brasileiras. As eleições municipais são espaços estratégicos para pautar a nossa agenda por cidadania e contra a discriminação. Em 2020, elegemos mais de 100 vereadoras/es LGBTI+ e esperamos que neste ano consigamos eleger muito mais”.
“Vamos apoiar todas as candidaturas LGBTI+ e Aliadas a causa, oferecendo suporte em relação a violência política, notícias falsas (fake News) e discursos de ódio contra cada as nossas candidaturas. O Voto com Orgulho é pluripartidário e se constitui como uma rede de cooperação e solidariedade para que as pessoas LGBTI+ e aliadas da causa possam oferecer seus nomes ao pleito eleitoral. Somos cidadãs e cidadãos que devem ter representação nos espaços públicos de poder.”, afirmou o presidente da Aliança Nacional LGBTI+, Toni Reis.
Veja aqui a lista parcial de pré candidaturas Lgbti+ e Aliadas a Causa aqui.
Quem realiza
O Programa Voto Com Orgulho é coordenado pela Aliança Nacional LGBTI+ em parceria com o Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTI+ (Rio de Janeiro) e o Grupo Dignidade (Curitiba), e conta com apoio institucional do Sinergia Instituto de Diversidade Sexual de Minas Gerais, da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, a União Nacional LGBT, Rede Trans, Sleeping Giants Brasil, Associação de Famílias Homotransafetivas (ABRAFH) e Global Equality Caucus.
Para cadastrar sua pré-candidatura, acesse: https://forms.gle/uXJY86qurskAHs5V6.
(Assessoria de Imprensa)
Live aborda relação entre cartórios e Terceiro Setor
ONG realiza 2ª edição da Orquestra Caixa Zezinho
Padaria transforma lucro em investimentos sociais há 50 anos
Manual do ICCI aposta na cultura como ferramenta pela democracia

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001