Mulheres de diferentes regiões do Brasil se destacam no enfrentamento aos desastres climáticos


A Instituição Sociocultural Cinema Nosso está com inscrições abertas para a formação em Cinema Ficção e Cinema Documentário no projeto gratuito “Empoderamento e Tecnologia: Jovens negras no Audiovisual”. As aulas são destinadas às mulheres cis e trans negras, indígenas e refugiadas, que possuem entre 18 e 29 anos. Com caráter profissionalizante, cada curso tem a carga horária total de 167 horas.
As interessadas podem se inscrever através do formulário online até o dia 4 de abril. A confirmação da inscrição será enviada por e-mail e o resultado com o nome das selecionadas será divulgado no dia 12, via redes sociais. Já as aulas do curso iniciam no dia 20 de abril.
A formação conta com mentorias de gestão de carreira, educação financeira e workshops – que são obrigatórias durante o curso. As aulas serão em formato híbrido – online e presencial – com aulas práticas na sede do Cinema Nosso, localizada na Lapa, região central do Rio de Janeiro. Ao final do curso, haverá uma mostra dos curtas produzidos nas aulas.
Anualmente, é escolhido um tema que prioriza o empoderamento negro, buscando trazer referências para as alunas produzirem seus projetos. Neste ano, o tema escolhido foi “Amor” e será trabalhado em cima das perspectivas da escritora e ativista antirracista bell hooks.
“Como vemos, são muitos os dados que evidenciam as violências sofridas pelas mulheres negras e através do projeto ‘Empoderamento e tecnologia: Jovens Negras no Audiovisual’, buscaremos caminhar na contramão do amor colonial e descobrir juntas ‘o que é o amor’, entendendo como ele pode acontecer, ser reconhecido e expressado através da linguagem do cinema, dos jogos, da cultura digital e de roteiros para séries”, destaca Isabel Rodrigues, Analista de Projetos da Juventude do Cinema Nosso.
A iniciativa é apresentada pelo Ministério da Cultura e Governo Federal, via Lei de Incentivo à Cultura; Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e Governo do Estado do Rio de Janeiro, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura; Prefeitura do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, via Lei Municipal de Incentivo à Cultura; e conta com o patrocínio do Banco Pan, TechnipFMC, ONS, Telecine, Globo, Metrô Rio, Amil, White Martins e Banco BV.
Fonte: Curso de Audivisual do Cinema Nosso
Mulheres de diferentes regiões do Brasil se destacam no enfrentamento aos desastres climáticos
Edital da EBANX recebe projetos de Lei de Incentivo
Calculadora gratuita ajuda na triagem de sintomas de depressão
13º Encontro de Futebol de Rua acontece em SP

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001