Começar com valores compartilhados – não com problemas. Ou: – Seja menos modesto. Estes são alguns dos conselhos da publicação “Comunicação no contexto atual: um guia para comunicadores progressistas“, que elenca princípios para produzir narrativas mais amplas, capazes de persuadir indecisos, superar as bolhas e mobilizar as bases de apoio.
Traduzida e lançada no Brasil pela rede Narrativas, a publicação em formato digital foi apresentada ao público pela primeira vez no dia 20 de agosto de 2019 (terça-feira), em um webinário aberto ao público.
A publicação original “Messaging this moment: a handbook for progressive communicators” foi lançada nos Estados Unidos em agosto de 2017, cerca de seis meses após a eleição do presidente Donald Trump, e é voltada para comunicadoras e comunicadores que atuam na promoção de direitos. A autoria é da linguista norte-americana Anat Shenker-Osorio, em parceria com a organização Center of Community Change e apoio institucional da Open Society Foundations.
O texto apresenta oito princípios para construção de mensagens, elaborados a partir de encontros e formações realizados nos EUA com profissionais da comunicação que atuam em organizações e movimentos progressistas. O texto traz também exemplos práticos de como construir narrativas eficientes em mobilizar públicos diversos em temas como cuidados na infância, imigração, serviços de saúde, gênero não-binário e pessoas trans.
“Comunicação no contexto atual: um guia para comunicadores progressistas” foi traduzido e diagramado de forma colaborativa e ativista por um grupo de comunicadoras integrantes da rede Narrativas. A expectativa é que a publicação sirva de apoio para profissionais da comunicação que atuam no terceiro setor e em movimentos de defesa e promoção de direitos, no atual contexto de avanço do conservadorismo, polarização política e difusão do discurso de ódio no Brasil.
Webinário de lançamento
O webinário foi apresentado por cinco comunicadoras que integram a rede Narrativas e o grupo responsável pela organização e tradução da publicação no Brasil. De Brasília, Camilla Ceylão, analista de marketing na Nossa Causa; de Salvador, Christiane Sampaio, comunicadora, especialista em Infâncias e Juventudes pelo Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO); de São Paulo, Débora Borges, gerente de Relacionamento com a Sociedade do Fundo Brasil de Direitos Humanos, e Laura Leal, coordenadora de comunicação do Instituto Alana; e do Rio de Janeiro, Rosa Maria Mattos, jornalista e assessora de comunicação.
Sobre a rede Narrativas
O Narrativas é uma rede de profissionais de comunicação de causas que tem como objetivo fortalecer o papel da comunicação nas organizações da sociedade civil, a partir da difusão de conhecimento e promoção de espaços de debate para a transformação social.
A rede foi criada em 2018 e atua para garantir e ampliar direitos, promovendo o diálogo, a transparência e os valores democráticos, além de fortalecer vozes que inspirem narrativas inclusivas, plurais e transformadoras.
Acesse o site da rede Narrativas
Você também pode se interessar por:
- Conheça a pesquisa O Conservadorismo e as Questões Sociais
- O Cenário da Comunicação no Terceiro Setor
- Por que o marketing importa para o Terceiro Setor?