Mata Atlântica foi o bioma mais visitado em 2023, aponta Instituto Semeia

ONG News
27 de maio de 2025
  • Meio Ambiente
Compartilhe

Atualmente, o Brasil conta com parques naturais distribuídos pelos biomas, que estão espalhados pelos estados do país. Cada um deles oferece uma combinação única de belezas e atrativos naturais para os visitantes. De acordo com os dados do Visitômetro dos Parques do Brasil, estudo produzido pelo Instituto Semeia – organização filantrópica sem fins lucrativos dedicada ao fortalecimento do desenvolvimento socioeconômico sustentável de parques e unidades de conservação–, a Mata Atlântica lidera o ranking dos biomas mais visitados em 2023, com mais de 10,4 milhões de visitas.

A pesquisa considerou 308 parques naturais e apresenta informações que ampliam a compreensão sobre a visitação em parques de todo o país (nacionais e estaduais, estes, até então, inéditos no setor). Para Renata Mendes, diretora executiva do Semeia, este dado está relacionado não apenas à quantidade de parques nesse bioma (153 unidades consideradas na pesquisa, quase metade dos parques naturais do país), mas também à alta concentração populacional em suas áreas próximas, especialmente na região Sudeste.

“Além disso, o Parque Nacional da Tijuca, o mais visitado do Brasil, fica na mata atlântica e recebe mais de 4 milhões de visitas anualmente”, comenta. Ainda de acordo com o estudo, a Caatinga foi o segundo mais visitado em 2023, com aproximadamente 2,5 milhões de visitas.

Mata Atlântica: um bioma rico e ameaçado

Segundo dados da Fundação SOS Mata Atlântica, organização da sociedade civil que atua para defender o bioma mais devastado do país, ele cobre cerca de 15% do território nacional, em 17 estados. E isso porque restam apenas 24% da sua cobertura original, sendo que apenas 12,4% são florestas maduras e bem preservadas.

Ainda segundo a SOS, além da riqueza biológica, a Mata Atlântica desempenha papel fundamental na regulação do clima, conservação do solo, abastecimento de água e proteção contra desastres naturais, como deslizamentos de encostas. Ela também está diretamente ligada à vida de mais de 72% da população brasileira, que vive em cidades dentro de sua área de abrangência, e concentra 80% do PIB nacional. Dela dependem serviços essenciais, como o abastecimento de água, a regulação do clima, a agricultura, a pesca, a geração de energia e o turismo.

“O Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC) aponta a existência de 370 parques na Mata Atlântica, que somam mais de 2 milhões de hectares. Apesar de representarem apenas 2% da área do bioma, esses parques possuem alta cobertura florestal. Na média, mais de 73% da área dos parques na Mata Atlântica são florestas e outras formações naturais”, explica Diego Igawa, coordenador do programa de Áreas Protegidas da Fundação SOS Mata Atlântica. “Com isso, os parques permitem uma reconexão com ambientes que são raros na Mata Atlântica, ou seja, grandes fragmentos florestais que podem sustentar um alto nível de biodiversidade”, ressalta.

Levantamentos anteriores da SOS Mata Atlântica mostram também que existem pelo menos 497 Parques Naturais Municipais, com grande parte deles não cadastrados no CNUC. “Os parques nacionais mais visitados do país nem sempre são acessíveis para a população, mas o fortalecimento dos parques na esfera municipal pode ampliar as possibilidades de usufruto dessas Unidades de Conservação pela sociedade”, completa Diego.

Renata Mendes complementa: “A Mata Atlântica é um verdadeiro tesouro natural e cultural do Brasil. Abriga milhares de espécies endêmicas, protege nascentes que abastecem grandes centros urbanos e oferece paisagens únicas para o turismo. Seguir fortalecendo a visitação no bioma é essencial para potencializar a sua conservação e fomentar o desenvolvimento socioeconômico no entorno dos parques”.

Alguns dos destinos mais procurados para o turismo ecológico no Brasil são abrigados pela Mata Atlântica

Entre os principais parques e Unidades de Conservação localizados no bioma, destacam-se:

Parques Nacionais

  • Parque Nacional da Serra da Bocaina (RJ/SP) – Na divisa entre Rio de Janeiro e São Paulo, é conhecido por suas trilhas históricas, cachoeiras e rica biodiversidade, conservando importantes trechos da Mata Atlântica.
  • Parque Nacional do Iguaçu (PR) – Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, abriga as icônicas Cataratas do Iguaçu e uma das maiores áreas contínuas de vegetação nativa do bioma.
  • Parque Nacional de Itatiaia (RJ) – Primeiro parque nacional do Brasil, destaca-se pela variedade de paisagens, entre florestas e áreas montanhosas, e pela biodiversidade típica da Mata Atlântica.
  • Parque Nacional da Tijuca (RJ) – Um dos maiores parques urbanos do mundo, protege um importante fragmento de Mata Atlântica em plena região metropolitana do Rio de Janeiro, com trilhas, mirantes e fauna diversa.

Parques Estaduais

  • Parque Estadual da Cantareira (SP) – Localizado na capital paulista, é uma das maiores florestas urbanas do mundo, oferecendo trilhas e mirantes com vistas impressionantes da cidade, além de ser um importante manancial.
  • Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira – PETAR (SP) – No sul do estado de São Paulo, é conhecido por suas cavernas, rios cristalinos, trilhas e riquíssima biodiversidade, sendo uma das áreas mais bem preservadas da Mata Atlântica.

Clique aqui para conferir a pesquisa completa.

(Assessoria de Imprensa)

Veja mais notícias sobre
newsletter
Fique por dentro de todas as notícias com o nosso resumo semanal.
Newsletter v2

Ao informar os meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Notícias relacionadas
O Portal Nossa Causa - uma iniciativa do Instituto Nossa Causa - é plataforma digital voltada para o desenvolvimento e fortalecimento do setor social, oferecendo conteúdos educativos, jornalísticos e estratégicos que informam, inspiram e mobilizam pessoas, organizações e causas. Essa iniciativa surge em resposta à necessidade de combater a desinformação e ampliar o acesso a conteúdos de qualidade sobre impacto social e terceiro setor.
Nas Redes
Fale Conosco

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001

newsletter
Fique por dentro de todas as notícias com o nosso resumo semanal.
Newsletter v2

Ao informar os meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

newsletter
Fique por dentro de todas as notícias com o nosso resumo semanal.
Newsletter v2

Ao informar os meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.