Encontro da ABCR em Salvador debate captação com recursos livres


A ONG Giral realiza, nesta terça-feira (27), a sexta edição do seminário Educar para Proteger: Rompendo o Silêncio, com o objetivo de ampliar o debate sobre a violência vivida por crianças e adolescentes e fortalecer as redes de proteção. O evento acontece na sede da organização, em Glória do Goitá, na Mata Norte de Pernambuco, reunindo especialistas, profissionais da área e representantes da sociedade civil.
A programação inclui painéis temáticos, exibição de vídeos e apresentações culturais. A proposta é discutir estratégias de prevenção, mecanismos de denúncia e atendimento às vítimas de abuso e exploração sexual. Segundo o Atlas da Violência 2025, divulgado neste mês pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 13 crianças e adolescentes sofrem violência física, psicológica ou sexual a cada hora no Brasil.
Em 2023, foram contabilizados 115.384 casos de violência infantojuvenil no país, um aumento de 36,2% em relação ao ano anterior. Em Pernambuco, a vulnerabilidade também se estende às estradas. De acordo com a cartilha 2023/2024 do Projeto Mapear, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), foram identificados 812 pontos com risco potencial de exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias federais que cortam o estado. Os municípios de Gravatá, Garanhuns, Bezerros, Serra Talhada e Petrolândia são considerados os mais críticos.
A programação do seminário contempla dois eixos principais: autoproteção e fluxo de atendimento. Na primeira mesa, Giselly Pereira, chefe da Unidade de Articulação Social da DPCA/PE, apresenta o painel sobre proteção da criança e do adolescente, enquanto Fernanda Paes, professora de Direito e consultora jurídica, discute educação de gênero e educação positiva. Na segunda mesa, Deborah Rodrigues, assistente social da ONG Giral, aborda o fluxo de atendimento, e Marcela Mariz, presidente do CEDCA/PE, fala sobre a importância da atuação em rede.
Além dos painéis, o evento também conta com a exibição de um vídeo com campanhas de combate à exploração sexual e com apresentações do projeto cultural Meninas e Meninos da Alegria em Movimento, desenvolvido pela própria organização.
Para saber mais sobre o seminário, acesse o site da organização giral.org.br.
(Redação ONG News)
Encontro da ABCR em Salvador debate captação com recursos livres
ONG intensifica ações contra trabalho infantil no carnaval
Mentoria fortalece gestão de ONGs da Grande SP
Campanha “Não é não!” conscientiza população sobre assédio no carnaval

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001