Instituto BRZ abre 7º edital para apoiar projetos sociais


Em cidades do litoral e interior de São Paulo, além da capital maranhense, meninas de seis a 17 anos estão tendo a oportunidade de praticar wrestling e aprender inglês de forma totalmente gratuita. A iniciativa é da Mempodera, organização social que une esporte, educação e formação cidadã como ferramenta de empoderamento feminino, racial e social.
Atualmente, 292 meninas participam regularmente das atividades, e cerca de 800 já passaram pela organização desde sua fundação em 2018. A Mempodera atua nos municípios de Cubatão, Itariri, Pedro de Toledo (SP) e São Luís (MA), oferecendo uma metodologia própria, voltada ao desenvolvimento integral das participantes.
O wrestling, esporte historicamente dominado por homens, é ensinado de forma lúdica, assim como o inglês introdutório. A ideia é garantir que as meninas tenham acesso não só ao esporte, mas também a uma segunda língua, ampliando suas oportunidades no futuro. Oficinas temáticas sobre saúde, política e equidade de gênero também fazem parte das atividades oferecidas.

A organização foi criada e é liderada por mulheres pretas e, atualmente, 93% do quadro de profissionais são mulheres, sendo que mais de 85% são pretas ou pardas, mais de 7% são pessoas trans e 35% LGBTQIAP+.
Com apoio do Ministério do Esporte via Lei de Incentivo ao Esporte, a Mempodera também está em processo de replicar sua metodologia para outras organizações da sociedade civil, colégios e espaços que desejam promover um ambiente seguro para meninas. Em maio, a coordenadora Mayara e o educador Gabriel da Silva participaram de um encontro no Sesc Mogi das Cruzes, onde apresentaram a proposta a gestores e lideranças sociais. “O foco é sempre contribuir para o empoderamento de meninas de regiões periféricas, oferecendo ferramentas reais de transformação”, afirma Gabriel.
Para mais informações sobre a iniciativa, acesse www.mempodera.com.
(Redação ONG News)
Instituto BRZ abre 7º edital para apoiar projetos sociais
Inclusão no trabalho ainda falha para PcDs, aponta pesquisa
Projeto cria política de proteção de defensores de direitos humanos
Curso debate impactos da Reforma Tributária para OSCs

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001