A ONG Vaga Lume promove, hoje e amanhã, em Castanhal (PA), uma edição internacional de seu intercâmbio cultural, reunindo jovens de comunidades amazônicas e de Washington, D.C., nos Estados Unidos. A iniciativa busca fomentar o protagonismo juvenil e ampliar o diálogo sobre a centralidade da Amazônia nas discussões climáticas, especialmente em preparação para a COP30, que será realizada em novembro, em Belém (PA).
O projeto envolve dois encontros virtuais e dois dias de atividades presenciais no município paraense, localizado na região metropolitana da capital. Participam do intercâmbio jovens de três comunidades de Castanhal e três norte-americanos. A programação inclui uma formação sobre mudanças climáticas, apresentações culturais das comunidades locais e uma oficina artística voltada a expressar, por meio da arte, as percepções e sentimentos dos participantes sobre as questões climáticas.
A ação está alinhada à missão da Vaga Lume, que atua desde 2001 promovendo o acesso à leitura e o fortalecimento de crianças e jovens da Amazônia Legal. “Consideramos importante ecoar a intenção e os conceitos da COP30 entre as comunidades que vivem na floresta, especialmente com o público jovem, cuja atuação se destaca pela ampla defesa da Amazônia Viva”, afirma Bianca Riccio, gerente de Relações Institucionais da organização.
Para saber mais sobre a iniciativa, acesse Vaga Lume.
(Redação ONG News)
11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001