OBFs sem pressa e sem pausa


A Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) abriu o edital para submissão de propostas de palestras do Festival ABCR 2026, principal evento nacional dedicado à capacitação, atualização profissional e articulação do campo da captação e mobilização de recursos no Brasil. As propostas devem ser enviadas exclusivamente por meio de formulário on-line até o dia 2 de março.
O Festival ABCR 2026 será realizado nos dias 3 e 4 de setembro, em formato presencial, no Centro de Convenções Frei Caneca, no centro de São Paulo. A expectativa da organização é reunir cerca de 1.500 participantes, entre profissionais de organizações da sociedade civil, captadores de recursos, gestores de associações e fundações, representantes da filantropia, do investimento social, da sustentabilidade corporativa, além de pesquisadores, estudantes, profissionais do setor privado e do poder público.
A programação foi estruturada pelo Comitê Científico da ABCR a partir dos principais desafios atuais do terceiro setor, como mudanças no comportamento dos doadores, avanços tecnológicos, uso estratégico de dados, inteligência artificial, inovação em formatos de engajamento e a busca por sustentabilidade financeira de longo prazo. As propostas devem dialogar obrigatoriamente com pelo menos um dos cinco eixos temáticos definidos no edital: inovação e tendências na captação de recursos; captação institucional; captação colaborativa e parcerias intersetoriais; estratégias de captação no contexto local e global; e estratégias para mobilizar recursos.
As sessões terão duração de 50 minutos e poderão adotar diferentes formatos, como palestras expositivas, mesas-redondas, debates ou apresentação de casos. Cada sessão deverá receber entre 50 e 100 participantes, considerando que o evento contará com nove palcos simultâneos por faixa de horário. As propostas também devem indicar o nível da palestra, entre temas gerais ou avançados.
Uma das novidades desta edição é a possibilidade de as palestras selecionadas se transformarem em artigos técnicos ou científicos. Segundo Rafael Vargas, presidente do Comitê Científico do Festival ABCR 2026, os palestrantes contarão com uma mentoria pós-evento para apoiar a produção dos textos. “Essa ação tem o objetivo de fortalecer a disseminação de boas práticas, pesquisas e inovações no setor, contribuindo para o desenvolvimento técnico e científico do terceiro setor e da captação de recursos”, afirma.
Cada proponente poderá submeter até duas propostas, sendo selecionada no máximo uma, individualmente ou em parceria. As palestras podem contar com até três pessoas e o edital incentiva a participação de novos palestrantes, parcerias entre consultores e organizações clientes e a diversidade regional e de perfis, com base em autodeclaração. O resultado do processo seletivo será divulgado em 6 de abril, por e-mail e nos canais institucionais da ABCR.
Os palestrantes selecionados terão isenção da taxa de inscrição para os dois dias do evento, exceto para as masterclasses. Custos com deslocamento e hospedagem são de responsabilidade dos participantes. As sessões poderão ser gravadas e disponibilizadas posteriormente pela ABCR.
O edital completo e o formulário de inscrição estão disponíveis aqui.
(Redação ONG News)
OBFs sem pressa e sem pausa
ONGs alertam para riscos ambientais após vazamento na Foz do Amazonas
Campanha arrecada materiais escolares para a volta às aulas
Filantropia climática redefine estratégias do terceiro setor

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001