Entenda o papel das escolas no combate à violência contra meninas


Uma em cada três organizações sem fins lucrativos no Brasil já utiliza ferramentas de Inteligência Artificial Generativa em seus processos de trabalho. É o que revela a TIC Organizações Sem Fins Lucrativos 2025, pesquisa lançada nesta segunda-feira (7) pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e conduzida pelo Cetic.br, área do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).
Segundo o levantamento, a aplicação mais comum da IA generativa é a criação de textos (27%), seguida pela geração de imagens ou vídeos (20%) e pelo desenvolvimento de códigos de programação (10%). A adoção varia bastante conforme o setor de atuação: organizações religiosas (45%) e de educação e pesquisa (42%) lideram o uso da tecnologia, à frente de instituições de saúde e assistência social (31%) e de cultura e recreação (20%).
Equipes enxutas, apoio tecnológico
Para Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br | NIC.br, a pesquisa acompanha, desde 2012, a evolução do acesso das organizações às tecnologias digitais. “Nessa edição, passamos a olhar para outros fatores que indicam maiores capacidades para lidar com as tecnologias digitais, como Inteligência Artificial e computação em nuvem”, explica.
Manuella Maia Ribeiro, coordenadora de Projetos de Pesquisa TIC no Cetic.br | NIC.br, destaca o papel da IA diante da realidade operacional do terceiro setor. “Frequentemente, as organizações sem fins lucrativos operam com equipes reduzidas, e a IA serve de apoio em diversas frentes, como na otimização de processos internos, no relacionamento com o público ou na captação de recursos para garantir a própria sustentabilidade”, complementa.
Nuvem e dispositivos em expansão
O uso de computação em nuvem também cresceu entre 2022 e 2025. O armazenamento de arquivos ou bancos de dados em nuvem passou de 21% para 39%, o e-mail em nuvem avançou de 19% para 36%, e o software de escritório em nuvem saltou de 11% para 32%. A posse de dispositivos institucionais também aumentou: celulares institucionais foram de 35% para 52%, e tablets, de 11% para 29%.
A conectividade segue disseminada no setor: 90% das organizações usaram a internet nos 12 meses anteriores à pesquisa, e 80% possuem redes com Wi-Fi. A oferta de Wi-Fi gratuito ao público cresceu de 38% para 60%, com destaque para organizações religiosas (75%).
PIX se consolida como canal de doação
Pela primeira vez, a pesquisa mediu a proporção de organizações que receberam doações via PIX: 66% confirmaram ter recebido recursos pelo sistema em 2025, com maior prevalência entre instituições religiosas (91%) e de saúde e assistência social (66%). Já as doações recebidas pela internet — via websites, redes sociais ou plataformas de financiamento coletivo — somaram 29% das organizações.
Presença digital e privacidade
Quanto à presença online, 46% das organizações têm website, e 80% mantêm perfil em redes sociais — sendo Instagram, TikTok ou Flickr (70%) e WhatsApp ou Telegram (66%) as plataformas mais utilizadas.
No campo da proteção de dados, a existência de área ou pessoa responsável pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) cresceu de 29% para 52% entre 2022 e 2025. Entre as organizações com website, a divulgação da política de privacidade avançou de 49% para 69%. Apesar dos avanços, a capacitação ainda é um ponto de atenção: apenas 31% das organizações ofereceram treinamento interno sobre privacidade e proteção de dados, e 18% custearam cursos externos sobre o tema.
Sobre a pesquisa
A TIC Organizações Sem Fins Lucrativos mapeia a infraestrutura, o uso e a apropriação das tecnologias digitais no setor. Em 2025, foram entrevistados 1.306 responsáveis por organizações, selecionados a partir do Cadastro Central de Empresas (Cempre) 2022, do IBGE. A coleta foi realizada entre junho e novembro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas assistidas por computador (CATI). Os resultados completos estão disponíveis em cetic.br.
(Redação ONG News)
Entenda o papel das escolas no combate à violência contra meninas
Bússola Social promove webinar sobre gestão do investimento social
Aldeias Infantis SOS mobiliza ajuda a famílias na Venezuela
Fundação Florestal promove programação de férias em 35 áreas de SP

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001