Espetáculo de balé “O Vale Encantado” estreia em São Paulo


No início deste ano começamos uma investigação sobre o cenário da comunicação no Terceiro Setor: o que as OSCs fazem e pensam sobre comunicação e marketing? Foi o que nos perguntamos.
Ao nos deparar com a falta de dados sobre esse assunto no Terceiro Setor, decidimos realizar nossa própria pesquisa. Questionamos gestores(as) de OSCs sobre o investimento, as práticas, os desafios e as percepções acerca de comunicação e marketing. Participaram da pesquisa 414 organizações de 23 estados mais o DF – a maior amostra para uma pesquisa dessa natureza.
Persona da pesquisa: no contexto do marketing, persona pode ser definida como uma representação fictícia do cliente ideal de um negócio, baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas. Utilizando este conceito mercadológico e adaptando-o para as circunstâncias desta pesquisa, definimos uma persona representativa da amostra, com base nos dados de perfil organizacional e de respondentes:

Estrutura e investimento em comunicação e marketing:50% das organizações a área de comunicação é composta por somente uma pessoa. 15% não têm alguém responsável e outros 15% têm uma equipe de voluntários.
17,5% da amostra relata que uma mesma pessoa acumula os cargo de comunicação, marketing e captação de recursos e 7% da amostra acumula as responsabilidades da presidência e de comunicação e marketing.
55% investiram em comunicação e marketing em 2018, destes 85% tem a intenção de investir mais este ano.

Práticas de comunicação e marketing: 82% das organizações têm um site próprio e 93% estão presentes nas redes sociais. Dentre os que têm site, 35,7% têm ferramenta de captação de recursos, as principais são PagSeguro (46%), PayPal (26%) e Trackmob (18%). As principais redes sociais utilizadas são Facebook (98%), Instagram (78%) e Youtube (56%). 92% das organizações as atualizam periodicamente.
Percepções sobre comunicação e marketing: as principais necessidades, no contexto da comunicação e marketing, são recursos humanos para a execução das atividades (15%) e uma campanha para captação de recursos (15%). As organizações mais citadas como referência pelas boas práticas em comunicação e marketing no Terceiro Setor são: Médicos Sem Fronteiras, Instituto Ayrton Senna e GRAACC.

Esperamos que os dados e análises apresentados pela pesquisa gerem insights e guiem sua organização a agir de maneira estratégica para atingir sua missão social com o apoio da comunicação e marketing.
Espetáculo de balé “O Vale Encantado” estreia em São Paulo
ONG realiza espetáculo orquestral em São Paulo
Há 30 anos, marcha no Rio inaugurava paradas do orgulho LGBT no Brasil
Giro Filantropia realiza edição gratuita em Maceió

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001