Cocriação é um termo designado para a experiência entre consumidores e organizações que atuam em prol de uma causa ou projeto de forma colaborativa, onde a inovação se torna o maior resultado dessa união.
No processo de cocriação os benefícios aparecem com o cliente que veste a camisa levando novas experiências e valores e reduzindo riscos e custos próprios. Para a empresa, a cocriação aumenta o capital e retorno, reduz ameaças e gastos, constrói barreiras para imitação, traz confiança, vantagem competitiva e inovação.
[highlight]Veja também: Metodologia para elaboração de projetos no Terceiro Setor[/highlight]
A cocriação é frequentemente utilizada para serviço de tradução. Por exemplo, o Facebook tem usado crowdsourcing para traduzir seu site em diferentes idiomas desde 2008. O Wikipédia pode ser categorizado como um grande case de cocriação. Afinal, ela é uma enciclopédia escrita por pessoas de todo o mundo, profissionais e amadores, assim como o Youtube, em que são apresentados conteúdos criados pelos próprios usuários. A cocriação está conosco por um muito tempo, ela só tem um nome atraente agora.
Como as empresas trabalham com a cocriação de projetos e produtos
Grandes empresas utilizam a cocriação com clientes e colaboradores em todos os processos do produto, desde a sua criação até o consumo. Fóruns virtuais, clubes de discussão e serviços de suporte são algumas das formas utilizadas por empresas como a Microsoft, Nokia e Nike.
A influência da cultura organizacional na cocriação
Se a empresa já possui em sua cultura organizacional a inovação, os funcionários aceitam melhor as mudanças, são flexíveis, se expressam de forma mais criativa e inovadora, ou seja, a cocriação é feita para o público interno e para o externo.
A cocriação ajuda empresas a serem mais competitivas em seus produtos e serviços, pois foram criadas ou melhoradas através da colaboração de consumidores, fornecedores e/ou funcionários de acordo com as necessidades e desejos de cada um.
A cocriação também pode ser uma ferramenta para criar valor e desempenho organizacional, promovendo a inovação mais tangível para os seus consumidores.
[highlight]Veja mais: Ter fãs é mais importante que consumidores[/highlight]