Minha vó já dizia: “quem planta a semente, colhe o fruto, o grão, o alimento para o corpo e para a mente”, e porque não começar a cultivar seus alimentos?
As hortas no jardim são a nova moda entre os adeptos por um mundo mais sustentável, pequenas e adaptáveis a qualquer espaço, vem agradando cada vez mais a sociedade.
Cultivar sua própria horta é fácil e simples. Para que você tenha seu espaço verde gourmet siga alguns pequenos passos:
- Analise seu espaço: Escolha um espaço especial para começar seu cultivo. Ele tem que receber boa luz do sol, não é preciso grande espaço para começar seu cultivo, um espaço com 5, 10 ou 20 m² já está de bom tamanho. Se seu espaço for pequeno e você residir em um apartamento você pode utilizar vasos de plantas e fazer hortas suspensas.
- Preparação: Prepare o solo usando compostagem e adubos, de preferência naturais, para que seu solo fique fértil. Divida seu espaço em pequenas parcelas, acima de 4, para fazer a rotação que é essencial para o cultivo.
- Irrigação: Depende do clima e da necessidade das hortícolas. No verão, é recomendado que se faça a irrigação todos os dias. Em dias muitos quentes até duas vezes ao dia. Lembrando que a irrigação pode ser feita no período matutino e/ou noturno. No inverno, a irrigação pode ser moderada dependendo do clima da região onde você mora.
- O que plantar: Comece por hortícolas da sua preferência, que use mais no dia a dia e que sejam adaptáveis ao seu espaço, como por exemplo pimenta, coentro, salsinha, entre outras.
Realizando esses pequenos passos você terá uma vida mais saudável e colherá os frutos que você mesmo cultivou. Os benefícios de se ter uma horta caseira são múltiplos além de ser econômico, saudável e ecológico você poderá utilizar como hobby. Comece a cultivar seus alimentos.