Os resultados são uma das etapas dos projetos sociais que mais requerem atenção. Quando elaboramos e implementamos um projeto e/ou ação ele precisa estar descrito, seja com o número de beneficiados, ações realizadas, tamanho de áreas trabalhadas, mudas plantadas e outras infinidades de métricas. Todas elas precisam mostrar para o financiador que seu projeto gera resultados.
Os financiadores estão de olho nos resultados, nos números e beneficiários. Normalmente no edital o público vem bem especificado: a quantidade mínima de pessoas que o projeto deve atingir, em qual localidade, dentre outras definições.
[highlight]Veja também: Metodologia para elaboração de projetos[/highlight]
Gerenciamento de projetos sociais
A área de responsabilidade social precisa apresentar resultados do dinheiro investido. Diversos editais ou licitações são medidas a serem adotadas pelas empresas ou órgãos como forma de compensação proveniente de licenciamento ou exigências para certificações.
Sabemos que nem sempre as coisas acontecem como nosso planejamento estratégico, e temos que estar ligados para possíveis alterações de metodologia. Com o passar dos anos pude perceber alguns erros muito comuns na implementação e monitoramento dos projetos aprovados. Erros bobos que comprometiam o alcance dos resultados esperados.
Cada gestor possui o seu método de gerenciamento, alguns não se aplicam a qualquer tipo de projeto. Uma coisa muito importante quando se prevê um determinado resultado na elaboração da sua proposta é a forma de monitoramento. Uma excelente ferramenta que uso na gestão das minhas ações é o PMA – Planejamento, Monitoramento e Avaliação.
Algumas equipes executoras pecam por não valorizar o conhecimento e a realidade local de onde o projeto vai ser executado, e isso gera falta de interesse do público em participar das ações. Se você pensa em usar o PMA, a melhor forma de se fazer é através do diálogo participativo. O que precisa estar claro não é como eu quero fazer, e sim como é que envolverei a comunidade para juntos fazermos.
Realize oficinas de planejamento, reúna todos os envolvidos para o planejamento das ações. Monitore sempre! Se um conjunto de atividades pretende alcançar um determinado número de pessoas e não tem eficácia está na hora de você avaliar os métodos utilizados, talvez a forma de abordagem e/ou metodologia usada.
Além do monitoramento interno, sugiro realizar o mesmo procedimento na comunidade para ver o andamento das ações e resultados. E, por fim, faça uma avaliação, convoque todos e dê voz para que os processos sejam avaliados de uma forma conjunta.
Alguns cuidados para alcançar os resultados esperados:
- Não projete números de beneficiários que não pode atingir
- Acompanhe as métricas por meio de relatórios
- Não veja o resultado como uma etapa final do projeto
- Monitore a implementação do projeto e o avanço das ações
- Realize reuniões com mais frequência e qualidade
[highlight]Veja mais: Planejamento estratégico no Terceiro Setor[/highlight]