Gostaria de começar este artigo perguntando se vocês já viram Governo Municipal, Estadual ou Federal sem uma área de arrecadação? E empresa privada sem área de comercialização? Acredito que não, porque é preciso dinheiro para se manter e realizar as ações que nos comprometemos a fazer.
Assim não entendo o que leva o Terceiro Setor a pensar que pode funcionar sem uma área de captação. Acontece que é preciso investir dinheiro para se ganhar dinheiro, mesmo na loteria só ganha quem comprou o bilhete.
Não faz sentido construir uma fábrica de um produto e não ter dinheiro para contratar vendedores deste produto. Não posso gastar todo meu dinheiro na atividade fim e não ter dinheiro para a atividade meio. Entendo que a atividade fim é o coração da instituição, mas um corpo humano não se mantém com um coração sem pulmão, fígado, rim etc.
[highlight]Baixe o Ebook gratuito: Captação de Recursos via Leis de Incentivo[/highlight]
Área de captação não é custo, é investimento!
Não recomendo a terceirização para a captação de recursos por enumeras razões entre elas, a relação com o financiador é muito mais do captador do que da instituição, praticamente nenhum financiador permite que o pagamento do captador saia dos recursos do projeto exceção feita a lei de incentivo à cultura e ao esporte mesmo assim com ressalvas, além do fato de que a instituição não sabe o que o captador disse (ou prometeu) ao financiador sobre a instituição e o projeto.
A captação de recursos não é um trabalho pontual, mas constante. O objetivo não é encontrar um financiador que bancará 100% a instituição, mas encontrar 100 financiadores que bancarão cada um 1% da instituição.
Deve se buscar ter em caixa 5 anos de manutenção da instituição para que se possa trabalhar com tranquilidade mesmo durante as crises econômicas que sempre acontecerão e que permitirão que a instituição cresça, que atenda cada vez mais beneficiários e com mais qualidade.
Leia o artigo na íntegra no site da Escola Aberta do Terceiro Setor.
[highlight] Leia mais: 3 estratégias para captação de recursos[/highlight]