Apesar do mês de setembro ser dedicado à conscientização e prevenção ao suicídio, o Dia Mundial da Saúde Mental é em 10 de outubro. Essas doenças silenciosas são cada vez mais preocupantes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a 2ª maior causa de morte entre jovens de 15 e 29 anos, sendo que a maioria desses casos é causado por transtornos mentais.
Os dados nos fazem pensar em como falar ainda mais sobre a valorização de vidas. Pensando nisso, a Nossa Causa organizou durante o mês de setembro a Jornada do Autoamor, uma campanha nas redes sociais com posts otimistas e reflexivos, um podcast com 4 episódios de entrevistas com profissionais e aulas de Tai Chi semanais, gratuitas e online.
Aqui, separamos o melhor do nosso conteúdo para reforçar que a saúde mental deve ser lembrada todos os dias.
10 de outubro: Dia Mundial da Saúde Mental
Você sabe o motivo desta data ser considerada o dia da saúde mental?
Ela foi instituída pela Federação Mundial de Saúde Mental em 1992, pela necessidade de falar sobre o assunto e compreender que essa causa é uma questão de saúde pública.
Quase 1 bilhão de pessoas vivem com alguma forma de transtorno mental e a cada 40 segundos 1 comete suicídio. É hora de olharmos para o serviço de saúde oferecido para pacientes e pensar em como podemos propor ações para ajudar amigos, familiares e nós mesmes.
Devemos lembrar que saúde mental não se resume na ausência de alguma dessas doenças, está relacionado a capacidade de lidar com sentimentos, bem-estar, ideias individuais e coletivas.
Como cuidar do nosso interior
Não é só em setembro que usamos amarelo a favor da vida. Conscientizar e discutir possibilidades para a prevenção do suicídio é um cuidado que temos todos os dias, uma forma de estimular o otimismo, alegria e esperança é olhando para o nosso interior. Algumas atitudes podem ser feitas para o bem da sua saúde mental, olha só:
Simplesmente respire
Simples assim. De vez em quando, pela correria dos dias, esquecemos de olhar para nós mesmes e acabamos lotando nosso tempo com uma pressão fora do normal. Procure parar por um instante, tenha um momento seu e respire!
Pratique um exercício
O cuidado com o nosso corpo e mente é fundamental para ter uma relação de carinho com nós mesmes. Uma opção que damos para você é o Tai Chi, técnica chinesa que mistura o movimento com a meditação.
Esses são alguns dos inúmeros benefícios que essa prática traz:
- Aumenta a vitalidade, com mais disposição e energia para o dia a dia
- Fortalece os músculos
- Melhora o equilíbrio
- Aumenta a concentração
- Diminui a tensão muscular
- Melhora flexibilidade das articulações
- Alivia o estresse e combate a depressão
- Equilibra as emoções
- Estimula o convívio social
- Estimula o sistema nervoso e imunológico
O importante é realizar alguma atividade que faça bem para você e sua saúde mental! Lembre daquele momento que exercita o seu corpo e sente suas energias sendo renovadas.
Procure estimular a gratidão
A prática da gratidão faz com que a gente aprenda a reconhecer o valor das pequenas coisas. Sabemos que nem todos os dias conseguimos agradecer, mas tente praticar:
- Você acordou de bom humor?
- Conversou com alguém que ama?
- Comeu uma comida gostosa?
- Recebeu uma mensagem inspiradora?
Um gesto de autoamor diário
Dar atenção para você também faz bem. Qual foi a última vez que parou e se deu o prazer de comer algo que gosta, tomar um chá ou escutar uma música que motiva você? Se conseguir, procure tirar alguns minutinhos diários para realizar uma atividade que gera prazer ao seu interior.
“O primeiro passo de autocuidado é o acolhimento”
Rafael Giuliano, terapeuta
Tenha amiges ao seu lado
A amizade é um sentimento que nos preenche, potencializa nossa felicidade e alivia as tristezas que às vezes no afligem. Ter bons amigues é fundamental para que possamos vivenciar o acolhimento necessário quando precisamos.
Não espere algum acontecimento para expressar seu amor por pessoas queridas. Experimente mandar uma mensagem de carinho para quem ama hoje, isso faz bem a você e pode ser o respiro no dia de alguém.
Escute músicas que acalmam a alma
Músicas podem despertar variados sentimentos em nós. Com elas podemos nos encontrar em melodias e refrões, nos perder em emoções e lembranças. A interpretação de cada música é particular, mas algumas delas possuem a força de levar alento ao nosso coração.
Veja também músicas que despertam vários sentimentos em nós.
Busque apoio sempre que precisar
Estar ao lado de alguém em momentos difíceis é fundamental para que aquela pessoa se sinta acolhida e amada. Mas, além disso, não se sinta desconfortável em procurar apoio quando perceber que quem precisa de ajuda é você.
Não se esqueça que sempre irá ter alguém ao seu lado, como é o caso do Centro de Valorização da Vida (CVV), que disponibiliza uma linha gratuita de ligações a qualquer hora do dia, todos os dias da semana para acolhimento e escuta ativa para quem precisa.
“A proposta do CVV é falar sobre sentimentos. Porque se conseguirmos dividir com algum nossas sensações e a pessoa conseguir compreender, quem está desabafando se sentirá mais seguro e acolhido”
Adriana Rizzo, voluntária do CVV
Invista em tempo de qualidade
Aproveitar sua própria companhia também é uma forma de autoamor. Olha o que pode fazer:
- Se tornar pai ou mãe de plantas e cuidar delas com carinho
- Explorar aromas de óleos essenciais
- Aproveitar um tempinho ao lado dos pets
- Cozinhar coisas gostosas
- Finalizar aquela série bacana
- Iniciar uma rotina de exercícios
- Explorar novas músicas
“Esse negócio de só se amar e se aceitar não é fácil não!”
Victor Hugo Machado, Nutricionista
Escute um podcast: nós indicamos o CausaCast
Entre as ações da Jornada do Autoamor, reunimos em 4 episódios do CausaCast alternativas para nos entreter e ao mesmo tempo conscientizar sobre saúde mental. Falamos sobre:
- Vida social e cuidado durante a pandemia, com o terapeuta Rafael Giuliano
- Saúde mental e a importância do diálogo para prevenção do suicídio, com a voluntária do CVV Adriana Rizzo
- Práticas alimentares que nutrem corpo, alma e mente, com o nutricionista Victor Hugo Machado
- Terapias e medicamentos para a saúde mental, com a psiquiatra Dra. Renata Melo
Você pode ouvir pelas plataformas
Spotify e Deezer
Um tabu que precisa ser quebrado: terapia e medicamentos
Neste Dia Mundial da Saúde Mental, divulgamos o último episódio da Jornada do Autoamor, sobre terapias e medicamentos para a saúde mental, com a psiquiatra Dra. Renata Melo. Este assunto ainda é considerado para muitas pessoas um tabu, psiquiatras ainda são associados a instituições de saúde mental e tratamentos mais graves, quando na verdade trabalham em nome do bem-estar das pessoas.
“Não precisamos chegar em um nível de sintomas intensos para buscar ajuda. Você não precisa vivenciar a ansiedade ou depressão intensamente para receber auxílio profissional e cuidar de você”
Dra. Renata Melo, Psiquiatra
A saúde mental deve ser lembrada todos os dias
Não é porque realizamos determinada campanha em um mês e dia específico que devemos esquecer dela depois. Setembro amarelo e o Dia Mundial da Saúde Mental irão passar, mas isso não diminuirá a importância de olhar com carinho para si e para quem te rodeia.
Nós próximos meses, que tal continuar conversando sobre a valorização da vida e nossos sentimentos? 🙂