Natal é momento de alegria e sinônimo de ganhar aquele presente tão desejado pelas crianças. Brinquedos são uma fonte de descobertas com o mundo. Para toda e qualquer criança, brinquedo é fundamental.
Pedroca tem 10 anos. Ele é uma criança! Ele gosta de brincar, e MUITO!
Por um mundo com mais brinquedos com acionadores, sons, controle remoto, e que não custem um rim, que seja acessível para compra em qualquer cidade. Inclusive a minha.
Porque quando meu filho tiver com 15 anos, ele não vai querer mais ser aquela criança moleca e brincalhona, como agora com 10 anos.
Não contem para o Pedro… hahaha mas o “Papai Noel vai trazer um carro de controle remoto e vou adaptar um velcro numa luva para ele manobrar o possante.
E você aí, que tem um filho ou vai presentear alguma criança com alguma deficiência, fique ligado!
Vai algumas dicas sobre brinquedos:
- Para as incapacidades motoras: seria muito interessante os brinquedos com peças fáceis de encaixar, estruturas grandes, que não obriguem a realizar movimentos muito rápidos. Devem ser de fácil acesso aos seus recursos, teclas ou funções.
- Para as deficiências auditivas: às crianças com deficiência auditiva podem ser oferecidos a elas os mesmos brinquedos que damos a qualquer criança: bonecas, jogos de mesa, patins, bicicletas… Em função do grau de surdez da criança, podemos escolher brinquedos com efeitos sonoros acompanhados de vibrações, luzes, movimentos. É muito interessante que disponham do controle de volume dos aparelhos auditivos e fones de ouvido para adaptá-los ao nível auditivo da criança.
- Para a deficiência visual: como nos outros casos, não devemos partir da limitação. Para as crianças com deficiência visual devemos facilitar os jogos e os brinquedos, incorporando efeitos sonoros às peças, assim como texturas fáceis de identificar o tato. Os brinquedos de cores bem vivas e contrastes, sem peças muito pequenas ou com velcro, poderiam ser muito estimulantes.
- Para a incapacidade intelectual as escolhas são muito amplas, dependendo do nível. Os brinquedos de uso escolar podem ser uma opção atrativa, já que foram pensados para facilitar a aprendizagem.