Por que precisamos de dicionários feministas?
Um passeio rápido pela internet e pelas redes sociais é suficiente para se deparar com termos ligados ao universo feminista. Infelizmente, o mesmo tempo (ou talvez até menos) é necessário para encontrar milhares de exemplos de falas ligadas à misoginia – o que se descobre em um dicionário feminista que se trata do preconceito contra as mulheres.
Por isso, dicionários feministas e o conhecimento dos inúmeros termos ligados à causa que defende a igualdade de direitos e oportunidades entre mulheres e homens é tão importante. Assim como o próprio feminismo, que ainda tem um longo caminho a percorrer para acabar com as diferenças.
Feminismo na era digital
A luta pela igualdade das mulheres não é nova. A origem do feminismo é ainda do século XIX, mas é claro que o movimento vem evoluindo e se moldando conforme as mudanças e os desafios da sociedade.
Desde 2013, de acordo com artigo da professora Sharon Crozier-De Rosa, da Universidade de Wollongong, na Austrália, vive-se a quarta onda do feminismo. E ela é marcada por características do mundo digital e online, com suas novas tecnologias e possibilidade de propagação de mensagens de maneira cada vez mais rápida.
Entre os movimentos mais emblemáticos da quarta onda está o #MeToo, a hashtag que se tornou viral e trouxe à tona os abusos sexuais cometidos por Harvey Weinstein, ex-produtor de Hollywood, ainda em 2017.
Principais termos dos dicionários feministas
As lutas dentro do feminismo são muitas – por isso, também são muitos os termos a serem aprendidos, estudados e utilizados. Principalmente para não haver estereótipos de gênero na comunicação. Confira alguns termos em diferentes dicionários e glossários:
Androcentrismo – visão do mundo que coloca o homem no centro das coisas
Cultura do estupro – normalização da violência sexual, com a culpabilização das vítimas
Empoderamento feminino – dar força e confiança para que as mulheres tomem o controle das suas próprias vidas
Feminicídio – assassinato de mulheres, por serem mulheres. Frequentemente associado à violência doméstica
Gênero – refere-se às construções sociais sobre o que significa ser homem ou mulher, diferenciando-se do conceito biológico de sexo
Igualdade de gênero – luta pelo combate às assimetrias entre os gêneros na sociedade
Mansplaining – atitude de um homem que tenta explicar algo a uma mulher, assumindo que ela não sabe sobre o assunto
Objetificação – reduzir uma pessoa à condição de coisa. Costuma ser utilizado em referência à objetificação sexual feminina
Patriarcado – organização social que tem como figura de superioridade e autoridade o homem, ocasionando desigualdades de gênero e hierarquias
Sexismo – discriminação das pessoas em razão do sexo. Práticas sexistas afetam principalmente as mulheres
As palavras acima podem ser encontradas no Glossário feminista, da Revista Darcy, do Glossário Valente, do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de SC (Sinjusc), e do Glossário Antimachista, do Movimento Mulher 360.
E você, qual dicionário ou glossário feminista consulta quando precisa ajustar o discurso pelos direitos das mulheres?
Esse conteúdo foi produzido voluntariamente por:
Frances Baras, jornalista e redatora freelancer, apaixonada pela escrita e dedicada a transformar ideias – e boas causas – em palavras.