O Portal do Impacto da Phomenta, BeCause e Nossa Causa se uniram para realizar o projeto Dúvidas das ONGs respondendo às perguntas recebidas pelo portal com uma série de vídeos. Começamos com uma pergunta sobre engajamento online: como engajar usuários e familiares para acessar as informações online da nossa ONG?
BeCause responde
A recomendação da BeCause é que sua organização comece respondendo a essas três perguntas:
- Qual canal de comunicação já tem maior engajamento com seu público?
- As informações que quer comunicar se encaixam nesse canal?
- As informações têm relevância real para o seu público, ou só para sua equipe?
Feito isso, as recomendações são:
Utilize o canal que já traz resultados para o público com quem você quer se comunicar e aprimore o trabalho
Se for pelo Whatsapp e você ainda não utiliza o Whatsapp Business, agora é uma boa hora para começar! Por lá você consegue criar um perfil institucional para sua organização, classificar seus contatos, enviar mensagens automatizadas e acompanhar as métricas desempenho de cada mensagem.
Se for pelo Facebook ou Instagram, capriche nas imagens e vídeos – lembrando também da qualidade da mensagem escrita. Uma dica para criar imagens que engajam é utilizar o Canva.
Se for por email, capriche no assunto do email e na diagramação do texto para que ele seja compreensível e efetivo para transmitir sua mensagem.
Crie um formulário de inscrição para que seu público possa optar por receber as informações. Pode ser usando um formulário do Google (Google Forms), uma página de captura (Landing page) ou até mesmo por mensagens diretas nas redes sociais.
Adapte as mensagens para cada canal de comunicação
Cada canal tem sua característica, então adapte sua mensagem para cada canal – e também para cada público. Fale a mesma linguagem que seu público.
Há informações muito importantes que precisam ser editadas e adaptadas para serem compreendidas.
Garanta que as informações tenham relevância para seu público
Tenha certeza que as informações terão valor para o seu público. Às vezes a informação tem muito valor e faz sentido para quem trabalha na ONG, mas não para quem é atendido, ou quem apoia.
Use da sua empatia para analisar quais informações mais se adequam, ou pergunte ao seu público o que ele gostaria de saber.
E cuidado para não exagerar na quantidade de mensagens, que pode impactar negativamente no engajamento.
Acompanhe o projeto Dúvidas das ONGs nas redes sociais da Nossa Causa, BeCause e Phomenta e contribua com suas perguntas clicando aqui.
Conheça mais sobre o trabalho da BeCause e conte conosco!