Para uma estratégia de marketing digital efetiva é preciso que sua organização tenha presença digital. Presença digital não é apenas estar na internet, mas a maneira como sua marca se posiciona e utiliza o meio digital para ter boa reputação e exercer influência. Não basta ter um site, um perfil no Instagram ou uma página no Facebook. É preciso uma série de processos que envolvem entregar valor aos seus clientes comunicando seu posicionamento e gerando resultados.
Fique tranquilo, vou explicar tudo pra você!
Nesse artigo você aprenderá:
> Sobre marketing digital
> O conceito de publicidade online
> Como funciona o Google Ads
> Passo a passo do programa Google Ad Grants
Marketing digital
Marketing digital é o conjunto de estratégias, técnicas e práticas com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca na internet.
Ele permite que você se comunique com seu público de maneira otimizada, segmentada, e personalizada. Além disso, tem uma capacidade de mensuração incrível. No meio digital, tudo pode ser medido.
Segundo dados de 2020 da NZN Intelligence, 88% dos brasileiros pesquisam na internet antes de adquirir algum produto ou serviço. Podemos inferir que a internet é um meio em que as pessoas buscam informações para tomar decisões.
O mesmo acontece no setor social. De acordo com a pesquisa Doação Brasil, coincidentemente, 74% da população que faz doações financeiras para organizações da sociedade civil sempre busca informações sobre as instituições antes de tomar a decisão. E entre os motivos que fazem as pessoas não doarem foram citados falta de credibilidade na instituição e dificuldade de doar.
O marketing digital permite solucionar algumas questões que impedem os brasileiros de doar, oferecendo mais canais de acesso às organizações, mais ferramentas para que as organizações possam trabalhar sua credibilidade e relacionamento com as pessoas.
Em outro artigo podemos falar mais detalhadamente do marketing digital. Meu objetivo aqui é falar de apenas uma dessas atividades que contribuem com o cumprimentos dos objetivos do marketing de maneira bem específica: a publicidade online no Google Ads.
Mas antes, precisamos entender o que é publicidade online
Publicidade online é toda ação patrocinada realizada na internet para se atingir objetivos de negócio de uma forma mais rápida do que seria se você dependesse apenas do modelo orgânico (não patrocinado). Claro que a publicidade online recebe apoio de outras ações como SEO (Search Engine Otimization, ações para otimizar o seu website em mecanismos de busca), mídias sociais (uso das redes sociais como Facebook e Instagram para se relacionar com seu público), produção de conteúdo (como artigos, ebook e atualização das redes sociais) e email marketing. Portanto, antes de decidir investir em publicidade online é preciso planejar como utilizar o seu dinheiro. E o ideal é ter alguém que seja especialista na área para ajudar você.
A publicidade online não é tendência e nem o futuro, mas uma realidade. Inclusive, o investimento em publicidade online já ultrapasso o da TV. Se você ainda não investe nessa área, saiba que investir em mídia digital fortalece o posicionamento da sua organização e possibilita a mensuração efetiva e resultados rápidos.
Benefícios da publicidade online
A publicidade online, ou mídia digital, oferece vários benefícios que a tradicional muitas vezes não entrega:
Perfeita para o seu público
O maior diferencial desse formato de mídia é a segmentação. Você anuncia apenas para quem tem interesse na sua solução, o que diminui o risco de desperdício do investimento. Não é uma mídia de massa, embora algumas pessoas a utilizem dessa forma erroneamente. As altas taxas de conversão desse modelo só são atingidas se você entregar a mensagem certa para o público certo. Portanto, conheça-o antes de começar!
Invista no que dá resultado
Na internet os resultados são rápidos. Portanto, se a sua estratégia não está como o esperado, você pode alterá-la a qualquer momento. Com isso, os resultados do seu investimento só dependem de você.
Acessível para todos
O custo da publicidade online é baixo comparado a outros meios. Com pouco investimento é possível dar início a campanhas online. Diferente da TV, por exemplo, que além de um processo mais longo de compra o custo é muito alto considerando que é necessário uma produção audiovisual para a campanha.
Mas calma, ainda nesse artigo vou te contar como você pode ser um novo anunciante digital sem pagar nada por isso.
Alcance e visibilidade
Na mídia digital, conseguimos alcançar um grande número de pessoas que serão levadas para o seu site para acessarem informações disponíveis sobre a sua organização. O resultado é o aumento do tráfego do seu site e das chances de conversão. Há casos em que o anúncio não leva para o site, mas para alguma forma de interação com a sua marca. De uma maneira ou de outra, o contato com ela já faz toda a diferença. Mas é preciso sempre entregar valor ao usuário!
Perfect timing
É possível alcançar pessoas em dias, horários e até locais específicos. Você consegue fazer uma personalização de quando o seu anúncio estará veiculando a partir das informações do seu público. Além disso, os anúncios podem aparecer apenas na sua cidade ou qualquer lugar do mundo.
“Aquilo que não se pode medir, não se pode melhorar”
Essa frase, do cientista Willian Thompson, é perfeita para defender o uso não só da publicidade online mas do marketing digital como um todo. Web Analytics é a análise de dados de websites que permitem otimizar e melhorar suas ações de marketing. Acompanhar essas informações é tarefa obrigatória para quem investe tempo e dinheiro no mundo digital.
Conceito de Links Patrocinados
Links patrocinados é um dos vários tipos de publicidade online, que se caracteriza por patrocinar ações para a realização de algum objetivo no link de destino. Esse objetivo pode ser uma compra, preenchimento de formulário e outros.
Aí vem um ponto interessante. Links patrocinados não são apenas para venda. Podem ser para fortalecer sua marca e seu relacionamento com seu público, lançar um produto ou serviço no mercado, validar uma campanha ou divulgar algum conteúdo educativo. Essa mídia é realizada em plataformas como Google, Facebook e até LinkedIn.
Esse assunto vai longe, por isso, optamos por falar apenas sobre o Google Ads, a plataforma de links patrocinados do Google.
Google Ads
O Google é o maior buscador do mundo, com 3,5 bilhões de pesquisas realizadas diariamente. E ele aproveita essa situação para vender espaço publicitário em troca de mostrar empresas/serviços/produtos como solução para os usuários.
E é dessa oportunidade de mercado que, em 2010, nasceu o Google Ads, a ferramenta de anúncios que destaca a sua marca na rede de pesquisa ou na rede de parceiros. O anúncio de Ads vai aparecer para os usuários escolhidos na segmentação da campanha de acordo com as palavras buscadas pelo usuário ou site que ele esteja acessando.
Embora o Ads seja pago, é de interesse do Google que os anunciantes tenham os melhores resultados nas suas campanhas para que continuem investindo e para que os usuários continuem encontrando o que realmente estão procurando. Por isso, não é apenas o quanto você investe que vai garantir bons resultados, mas a qualidade do seu link de redirecionamento e a relevância da sua campanha.
Mas mesmo sabendo que mídia online é mais econômica que a offline, reconheço que muitas organizações do Terceiro Setor não têm recursos financeiros para investir em publicidade. Por isso é que, nesse artigo, vou contar para vocês como conseguir $10.000/mês no Ads investindo apenas o seu tempo.
Como funciona o Google Ads?
As pessoas só procuram o que elas conhecem. Portanto, é através das expressões buscadas no Google que você inicia sua estratégia de mídia. Essas expressões são chamadas de palavras-chave.
Concorrência de palavras-chave
Por meio de um leilão dessas expressões, que leva em consideração uma série de fatores, como o lance que você dá, contexto do anúncio, relevância e concorrência das palavras-chave, entre outras, você concorre na busca pelo primeiro lugar na exposição da página.
Quanto mais gente comprando essa palavra-chave, mais cara ela fica e mais difícil é aparecer nos resultados de busca. Por isso, é importante fazer um planejamento de palavras-chave antes de iniciar sua campanha. Se precisar de ajuda nessa questão, conte com a BC Marketing.
Segmentações de local, público, dispositivo ou comportamento
Com o Google Ads, você escolhe o exato momento em que o usuário encontra o seu anúncio. Além disso, é possível definir países, cidades, bairros ou algumas ruas ao redor da sua empresa. A segmentação também pode ser por dispositivo, possibilitando que o anunciante desenvolva anúncios específicos para celular, por exemplo, e também de acordo com seu comportamento, como selecionar apenas usuários que já acessaram o seu site anteriormente.
Pague pelo resultado
A inscrição no Google Ads é gratuita. Você paga somente quando alguém clicar no anúncio para acessar seu site ou ligar para sua empresa. Ou seja, somente quando sua publicidade funciona. E é você que decide quanto quer investir. Basta começar com um orçamento diário confortável para você e ajustá-lo quando desejar.
Real time
Sejam visitas ao seu site, visitas à loja, vendas on-line, consultas por telefone ou inscrições em algum formulário, as ferramentas de acompanhamento do Ads sempre mostram os seus resultados de forma rápida e objetiva. Seja pessoas que viram seus anúncios, cliques no site ou solicitações orçamento, por exemplo. Tudo é passível de mensuração! Também é possível conferir essas informações no seu painel do Google Analytics (ferramenta de dados de website do Google), vinculando as suas contas.
Compartilhe sua causa com o mundo
Imagine o que você poderia fazer com $10.000 mensalmente na forma de publicidade do Google Ads. Você poderia recrutar mais voluntários, atrair mais doações e compartilhar sua história com públicos de todo o mundo. Tudo isso é possível com o Google Ad Grants.
Google Ad Grants
O Google fornece uma série de subsídios para organizações da sociedade civil que se cadastram no Google for Nonprofits ou Google para Organizações Sem Fins Lucrativos em Português. Os programas que fazem parte do Google for Nonprofits são:
– Google Workspace gratuito, com o qual você poderá criar contas de Gmail para sua equipe com domínio próprio (por exemplo: contato@nossacausa.com ao invés de contatonossacausa@gmail.com), ter acesso do Google Drive, que é o espaço de armazenamento de até 30GB na nuvem e videochamadas com 100 participantes.
– Versão aprimorada e gratuita do YouTube com possibilidade de direcionar seus apoiadores para qualquer link, personalização da aparência do canal com o logotipo e o branding da organização e acesso à Escola de Criadores de Conteúdo, que oferece lições especiais para organizações sem fins lucrativos.
– Créditos para utilizar a plataforma do Google Maps para ajudar as pessoas a encontrar os recursos e programas comunitários mais próximos a elas, com a disponibilidade da criação de um tour virtual e demonstração visual do impacto da organização.
– Google Ad Grants, que possibilita você receber $10.000 por mês em publicidade no Google Ads.
Motivos para você solicitar a participação no Google Ad Grants agora e receber $10.000 em mídia no Google Ads:
Bom, são $ 10.000 todo mês de investimento em publicidade para sua organização. Esse já é um motivo suficiente pra você parar tudo e continuar lendo esse artigo até o fim
Não há custo para se inscrever no programa. Então porque não tentar?
Várias organizações com o mesmo propósito que o seu já estão aproveitando esse benefício e conquistando mais voluntários, parceiros e investidores para trabalhar sua missão social, veja algumas histórias de sucesso no próprio site do Google
A BC Marketing, agência de marketing especializada em comunicação para o Terceiro Setor e mantenedora da Nossa Causa, oferece apoio para a requisição e gerenciamento do Google Ad Grants.
É só solicitar a sua proposta aqui que fazemos todo o processo por você!
Mas será que a sua organização está qualificada para participar desse programa?
Segundo o Google, para ser elegível ao programa, sua organização precisa cumprir com esses requisitos:
– As organizações precisam ser designadas como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), ter o título de Utilidade Pública Federal (UPF) e/ou ser associações que operam sem fins lucrativos para o benefício público
– Reconhecer e aceitar os certificados exigidos pelo Google referentes à não discriminação e ao uso e recebimento de doações
– Ter um website ativo com conteúdo relevante
OBS: Entidades e organizações governamentais, hospitais e grupos médicos, escolas, creches, instituições acadêmicas e universidades não se qualificam para o Google Ad Grants. No entanto, braços filantrópicos de instituições de ensino são elegíveis.
Pronto! É basicamente isso. Mas também há algumas diretrizes para cumprir quando você se tornar um Ad Grantee (participante do programa Google Ad Grants).
Algumas diretrizes
– A ferramenta aceita exclusivamente anúncios de texto, que são veiculados apenas na Rede de Pesquisa
– O custo por clique máximo (CPC) é de $2
– Vinculação de apenas um domínio de website por conta, que deve ser o mesmo que foi aprovado na qualificação
– Fazer ao menos 1 alteração a cada 90 dias (mas a gente sugere fazer essa gestão semanalmente, para garantir resultados)
– A publicidade comercial de vendas de produtos e serviços só é aceita se 100% dos lucros forem revertidos para suporte da sua missão social
Como se inscrever para o Google Ad Grants?
Ufa, finalmente a parte prática. Depois de tudo que aprendemos até aqui, é hora de conhecer o passo a passo rumo aos $10.000 em publicidade no Google Ads.
Passo 1: estar qualificada
Se você reconheceu que sua organização é elegível para o programa, antes de tudo você precisa se inscrever na TechSoup Brasil. A TechSoup é a intermediária do Google no Brasil que garante a legitimidade das organizações. Clique aqui para acessar o site da TechSoup, mas antes leia todo esse artigo para garantir o sucesso do processo.
Passo 2: cadastrar-se no Google for Nonprofits ou Google para Organizações Sem Fins Lucrativos
Nesse cadastro eles irão solicitar o código da TechSoup, por isso, você precisa finalizar todo o processo de inscrição com a TechSoup até ter seu código liberado. Clique aqui e cadastre-se assim que tiver em mãos o código de validação da TechSoup. A maioria das inscrições é analisada alguns segundos após o envio. Caso sua inscrição precise de uma análise mais detalhada, você receberá uma decisão em dois dias úteis.
Passo 3: crie uma conta e uma campanha no Google Ads
Antes de criar a conta, fique de olho na forma correta de fazê-lo. Assim que seu cadastro do passo 2 estiver aprovado, o Google te enviará o direcionamento de como criar sua conta no Ads. No momento da criação, ele indicará que você insira dados de faturamento e selecione a moeda Dólar Americano. Na mesma hora da criação, é necessário que você cadastre um campanha. Para isso, é preciso planejar palavras-chave, definir link de destino e os textos dos anúncios. Sugiro que esse planejamento seja feito logo no início do processo, para quando estiver nesse passo você já tenha pelo menos uma campanha pronta.
Confira aqui mais detalhes sobre esse passo.
Passo 4: envie sua conta para análise
Depois de garantir sua qualificação, obter o código de validação da TechSoup, cadastrar-se no Google for Nonprofit e criar uma conta e uma campanha no Google Ads, eles ainda vão verificar se suas palavras-chave, anúncios e links estão dentro das diretrizes (mas essa aprovação costuma ocorrer automaticamente e sempre que for criada uma campanha). É aqui, de fato, que você se inscreve para o Ad Grants. O acompanhamento é todo feito online e eles avisam sempre por email como está o processo. O retorno é em poucos dias.
Mais informações sobre essa etapa você pode acessar aqui.
A sua inscrição foi rejeitada? Descubra o motivo clicando aqui.
Se você quiser fazer todo o processo sozinho, conte com todo o apoio do Google clicando aqui.
Se você prefere demandar esse trabalho para uma agência de comunicação especializada no assunto, a BC Marketing está à disposição para enviar uma proposta comercial personalizada para sua organização.