A jornada nesses contextos exige uma gestão eficiente e estratégica, que leve em consideração as particularidades de cada região. É por isso que hoje vamos apresentar o Descentraliza – Laboratório de Impacto da Periferia, um programa de capacitação que busca apoiar iniciativas no Distrito Federal.
Confira como o Descentraliza está transformando a realidade de organizações com impacto social na região, proporcionando ferramentas e conhecimentos essenciais para o crescimento sustentável dessas causas.
Um programa inovador para fortalecer iniciativas de impacto social no Distrito Federal
O Descentraliza – Laboratório de Impacto da Periferia, é uma jornada de fortalecimento organizacional voltada para iniciativas de atuação periférica que precisam daquele empurrão para estruturação e aperfeiçoamento de seus processos de gestão. Tem duração de 6 meses e visa incentivar projetos que atuam com impacto social nas regiões que mais sofrem com a negligência do poder público-administrativo.
Ao impulsionar essas organizações, o programa busca descentralizar recursos e promover a participação mais ativa e democrática das diversas representações civis organizadas espalhadas pelo Distrito Federal.
Confira os objetivos do Descentraliza
Buscando dialogar com os planos de ação da Agenda 2030 de desenvolvimento sustentável, cultivar a mentalidade de liderança no contexto de ecossistemas de impacto, o programa segue um plano com objetivos específicos. Confira a lista a seguir:
Objetivos específicos do Programa
1) Fomentar e divulgar os objetivos da Agenda 2023 de desenvolvimento sustentável
2) Reproduzir a mentalidade empreendedora e de liderança do ecossistema de impacto
3) Aumentar o conhecimento dos participantes do programa em relação ao ecossistema de impacto
4) Divulgar as iniciativas selecionadas por meio das redes sociais e de eventos específicos
5) Sistematizar o conhecimento gerado nos encontros realizados
6) Elaborar material digital para compartilhar com a comunidade o conteúdo criado no programa
7) Engajar e fomentar iniciativas selecionadas por meio de mentorias, eventos e grupos de trabalho
8) Fortalecer o senso de comunidade entre as iniciativas.
Por meio de parcerias estratégicas com organizações locais e investidores sociais, o Descentraliza oferece suporte financeiro e técnico para projetos que visam solucionar desafios enfrentados por diversas frentes do terceiro setor, como a gestão do negócio e finanças.
Com uma abordagem integrada e colaborativa, fomenta a criação de redes de cooperação entre iniciativas sociais, potencializando o impacto positivo dessas ações. Ao fortalecer a economia local e estimular a inovação social, o programa contribui para o fortalecimento de causas e na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva no Distrito Federal.
A importância da gestão estratégica para negócios sociais
O programa oferece uma gestão com foco em metas organizacionais e impulsiona crescimento sustentável através de análises e identificação de oportunidades. Com uma gestão abrangente, considera aspectos internos e externos, incluindo a análise do ambiente, compreensão do público e identificação de tendências inovadoras setoriais.
É possível acompanhar como as iniciativas selecionadas na primeira edição do Descentraliza conseguiram impulsionar seus projetos, basta conferir a Revista Digital do Descentraliza, que além de cumprir com o 6º objetivo específico do programa, traz um poderoso material produzido pelas organizações participantes, refletindo o conhecimento e especialidades adquiridos durante o projeto.
Quem faz o Descentraliza?
A Impact Hub é uma organização global de espaços colaborativos, comunidades empreendedoras e programas de capacitação para pessoas a projetos de impacto. Contam com mais de 16.500 membros e vários Impact Hubs no Brasil.
O Descentraliza é uma ação do Impact Hub Brasília, uma organização ligada a rede Impact Hub, que conecta pessoas, marcas e empresas a causas de impacto através de metodologias de inovação e desenvolvimento de negócios.
A 2ª Edição do Descentraliza – Laboratório de Impacto da Periferia, conta com o financiamento da Coalizão pelo Impacto, uma iniciativa nacional por mais e melhores negócios de impacto, co-realizada pelo Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), Instituto Helda Gerdau, Instituto humanize e Somos Um, com a parceria estratégica do Instituto Sabin, Cosan, Fundação FEAC, Fundação Grupo Boticário e Raia Drogasil.
A Coalizão pelo Impacto está presente nas cidades de Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), Belém (PA), Campinas (SP) e Paranaguá (PR).
Como parceiros, o programa conta com a Cotidiano Aceleradora, que hoje é a principal aceleradora do DF, e o Jovem de Expressão, uma iniciativa do instituto CNP Brasil com a Rede Urbana de Ações Socioculturais (RUAS), presente na cidade de Ceilândia promovendo a saúde de jovens entre 18 aos 29 anos
Uma das principais estratégias adotadas pelo Descentraliza é a criação de parcerias entre empresas e projetos sociais, possibilitando o compartilhamento de recursos e expertise. Isso tem permitido que as iniciativas de impacto social tenham acesso a financiamentos, capacitação e mentoria, fundamentais para o seu desenvolvimento e sustentabilidade.
Além disso, o Descentraliza também atua na articulação e sensibilização da sociedade civil, mobilizando pessoas e instituições em prol das causas sociais.
Saiba como participar
Podem participar pessoas jurídicas e físicas que atuam no desenvolvimento de impacto social, preferencialmente nas regiões do Distrito Federal.
O programa é gratuito com encontros presenciais e online. Para as atividades presenciais, caso os participantes necessitem de apoio financeiro, o Impact Hub disponibilizará o valor do deslocamento para até dois participantes de cada projeto.
Serão 6 meses de atividades, e a expectativa é que os participantes dediquem entre 3 e 4 horas semanais para as atividades. As iniciativas que cumprirem toda a jornada receberão certificado de participação.
Se você deseja fazer a diferença através do seu projeto de impacto social no Distrito Federal, não perca a chance de participar do Descentraliza.
As inscrições vão até o dia 14 de agosto de 2023. Para mais informações acesse o edital e participe!