Plano Clima é publicado como um guia para economia de baixo carbono


Como enxergamos os índios hoje? Ainda guardamos no imaginário a ideia de que índio mora na floresta, vive de caça e pesca, mas será essa a realidade indígena brasileira?
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (censo 2012) a população indígena é estimada em 896.900 mil indivíduos, de 305 etnias indígenas, falantes de 274 línguas indígenas. Já foi muito maior: o Professor Aryon Rodrigues em um artigo denominado “Línguas indígenas: 500 anos de descobertas e perdas”, publicado em 1993, estima em torno de 5 milhões, falantes de cerca de 1.200 línguas distintas.
E a pergunta clássica que ainda se faz às crianças é: “quem descobriu o Brasil?” Ao atribuir a resposta ao navegador português, desconsideramos todos esses 5 milhões que por aqui viviam antes da chegada dos europeus, acabando assim com parte da nossa história.
Para tentar acabar, ou pelo menos diminuir, o desconhecimento das pessoas em relação aos índios, a Organização Thydêwá resolveu criar uma plataforma online onde os índios podem desenvolver materiais didáticos que contem sua história e atualidade. No site Índio Educa, é possível encontrar artigos a respeito de diferentes etnias e tribos brasileiras, todos escritos por indígenas. Os assuntos são diversos, e vão de aspectos históricos ao cotidiano.
O conteúdo do site é todo em formato de Recurso Educacional Aberto, com licença Creative Commons. Isso significa que o material pode ser utilizado e modificado por outras pessoas, como professores que queiram montar um conteúdo didático próprio.
Hoje ele conta com uma gama de colaboradores, indígenas ou não, e tem um espaço aberto para quem quiser colaborar, tirar dúvidas e participar.
Uma tribo no Acre resolveu ir além: a proposta construída junto com programadores, antropólogos e artistas cria um jogo que conta o modo de vida, cultura e espiritualidade do lugar. A obra se chama Huni Kuin: os caminhos da jiboia e trata-se de um jogo de plataforma de 5 fases, onde cada fase conta uma antiga história da tribo.
O jogo já está disponível para download e tem o intuito de atingir muitas pessoas e ensinar mais sobre esse povo.
Assista o vídeo e saiba mais sobre o processo de produção do jogo:
A Rádio Yandê é educativa e cultural. Com sede no Rio de Janeiro, mas com rede de comunicação nacional, tem como objetivo a difusão da cultura indígena através da ótica tradicional, mas agregando a velocidade e o alcance da tecnologia e da internet. A ideia é incentivar novos “correspondentes indígenas” no Brasil para construir uma comunicação colaborativa muito mais forte, isso comparada as mídias tradicionais de Rádio e TV.
A grade de programação possui programas informativos e educativos que trazem para o público um pouco da realidade indígena do Brasil. Desfazendo antigos esteriótipos e preconceitos ocasionados pela falta de informação especializada em veículos de comunicação não indígenas.
Um outro projeto interessantíssimo e que merece todo o destaque possível é o Amazônia Resiste – uma investigação jornalística da Agência Pública sobre a resistência indígena em vários pontos da maior floresta tropical do mundo. Os protagonistas desta narrativa são os índios, especialmente a resistência que exercem diante de um quadro completamente desfavorável ao seu modo de vida. A partir de textos, vídeos e fotografia, a investigação retrata a realidade das aldeias até às instâncias de poder relacionadas à realidade indígena.
E você, o que acha da questão indígena no Brasil hoje? O que sabe sobre? Conta pra gente!
Plano Clima é publicado como um guia para economia de baixo carbono
Instituto Max Fabiani lança edital de bolsas para universitários
FUNBIO abre edital para projetos ambientais no litoral do Paraná
Brasil atinge recorde de feminicídios em 2025: quatro mortes por dia

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001